ESCOLA DA CIDADE PROMOVE AULA ABERTA COM MARGARETH RAGO

A Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 18 de maio, às 18h, a historiadora Margareth Rago para a aula aberta “Foucault: para uma vida não-fascista”.
No primeiro dos encontros da Série Contracondutas, o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea da Escola da Cidade recebe a professora Margareth Rago e o assunto de partida da conversa é o pensamento do filósofo francês Michel Foucault, conhecido por sua crítica das formas que assume o poder nas sociedades democráticas e das teorias do poder hegemônicas no imaginário social. Em sua produção, Foucault perguntou-se pelas possibilidades de resistência e de criação de novos modos de existência. A ética, entendida como atitude crítica e modo de vida, articula-se, em suas problematizações, à política e à questão da constituição de subjetividades libertárias, para além da figura do “sujeito de direito”. Se a ideia de natureza humana é uma ficção e se o sujeito é constituído por “jogos de saber-poder” – tanto quanto por práticas da liberdade –, como criar subjetividades livres e modos de vida não-fascistas em nossa atualidade?

Após a conversa, a Editora da Cidade convida para o lançamento da coleção “Outras palavras”, que inclui o livro de Margareth Rago “Inventar outros espaços, criar subjetividades libertárias”.

A atividade acontece na Escola da Cidade (Rua General Jardim, 65 – 3º andar). Não é necessária inscrição.

SOBRE A CONVIDADA
Desde 1985, Margareth Rago é professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH – UNICAMP (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas). Entre 1995 e 1996, pela Comissão Fulbright, foi professora-visitante no Connecticut College, nos Estados Unidos. Foi professora-visitante na Columbia University de Nova Iorque, pelo programa Ruth Cardoso da mesma Comissão Fullbright, entre 2010 e 2011. Foi também diretora do Arquivo Edgard Leuenroth/UNICAMP, um dos mais importantes arquivos documentais do mundo, ligado à memória do movimento operário e do anarquismo no Brasil. Margareth Rago é autora de inúmeros livros, ensaios e artigos sobre filosofia e história da filosofia, dentre os quais se destacam “Do cabaré ao lar – a utopia da cidade disciplinar” (ed. Paz e Terra, 1985), “Foucault, o anarquismo e a história” (ed. Achiamé, 2004) e “A aventura de contar-se: feminismos, escrita de si e invenções da subjetividade” (ed. UNICAMP, 2013). Com Tânia Swain e Marie France Dépêche, Margareth edita a revista feminista digital “Labrys, estudos feministas/Labrys, études féministes”.


SOBRE O SEMINÁRIO
O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea acontece na Escola da Cidade sempre às quartas-feiras, às 18h. Trata-se de uma atividade de debates públicos buscando, desde a sua criação, construir um saber integrado e amplo em conexão com as questões mais candentes do presente. Por meio de tais encontros, a Escola da Cidade acredita consolidar sua presença na esfera pública nacional e participar da vida intelectual contemporânea.

Pensado como atividade didática regular, destinada aos alunos da Escola da Cidade, o Seminário é, no entanto, aberto a todos os interessados. A programação está disponível no site da Escola (www.escoladacidade.edu.br). Para dúvidas e outras informações, é possível entrar em contato com a coordenação do Seminário pelo e-mail seminario@escoladacidade.edu.br. Não é necessária inscrição prévia.

SOBRE O PROJETO CONTRACONDUTAS
O projeto Contracondutas se origina de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) endereçado a uma construtora brasileira (OAS), flagrada empregando trabalho análogo a escravo na construção do Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2013. Por decisão do Ministério Público do Trabalho de Guarulhos, a Associação Escola da Cidade foi encarregada de elaborar um projeto que problematizasse a questão das grandes obras de infraestrutura, da migração e do trabalho análogo ao escravo na contemporaneidade.

Com duração de um ano (maio de 2016 a maio de 2017), o projeto Contracondutas foi idealizado por uma equipe interdisciplinar de profissionais e opera como dispositivo que atravessa diversas atividades didático-pedagógicas da Escola da Cidade – tais como o Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea e o programa de Estágios de Pesquisa Científica e Experimental –, ao mesmo tempo em que incorpora e provoca indagações acadêmicas, jornalísticas e artísticas, projetando-se em direção ao debate público do tema e de suas repercussões na cidade, nas relações sociais, na ocupação do território, nos fluxos migratórios, nas políticas públicas e nas produções culturais.

SERVIÇO
Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea / Escola da Cidade
Margareth Rago - “Foucault: para uma vida não-fascista”.

• Data: 18/05/16 (quarta-feira)
• Horário: 18 horas
• Local: Escola da Cidade (3º andar) – Rua General Jardim, 65
• Informações: www.escoladacidade.edu.br / seminario@escoladacidade.edu.br / (11) 3258-8108

Baixar as informações relacionadas com este evento aqui.

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "ESCOLA DA CIDADE PROMOVE AULA ABERTA COM MARGARETH RAGO" 17 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787663/escola-da-cidade-promove-aula-aberta-com-margareth-rago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.