Residência em Kawagoe / Tailored design Lab

Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 2 de 20Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 3 de 20Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 4 de 20Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 5 de 20Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Mais Imagens+ 15

Kawagoe, Japão
Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 4 de 20
© Yuji Nishijima

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma família ativa, que ama jardinagem e atividades ao ar-livre, encontrou um terreno em uma paisagem rural situada a 20 minutos, em carro, do centro da cidade. A área corresponde a um bairro residencial relativamente novo em uma área suburbana em desenvolvimento e seu entorno inclui extensos campos e estábulos. Este local pertence a uma área de planejamento regulamentada, o que significa que uma vista da paisagem sem obstáculos está garantida, a menos que mudem as normas do plano diretor da cidade. 

Ao estudar o contexto, se eliminou a ideia de criar um desenho elaborado e complexo que seria mais adequado para um entorno urbano moderno de alta densidade. Em vez disso, a solução mais convincente na forma de incorporar eficazmente a paisagem foi a de proporcionar um desenho aberto que aproveita os elementos circundantes. No desenho, uma grande cobertura emoldura a paisagem e abriga a família. Uma sala de estar de planta livre foi posicionada na parte sul da planta de 8.19 m2; Em contraste à isso, os espaços privados, como dormitórios, banheiros e depósito foram dispostos ao norte. Este zoneamento cria camadas graduais e contínuas de privacidade, conectando a granja, o jardim, o terraço e a sala de estar até o dormitório das crianças. 

Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 16 de 20
Planta baixa - térreo

Uma cobertura de duas águas em 45 graus foi escolhida para criar um grande espaço interior e uma estrutura eficiente. O teto descansa sobre uma moldura de madeira simples de 105x105 mm e está feito de vigas 2x12 espaçadas 455 mm e utiliza compensados estruturais resistentes à terremotos. O frontão totalmente envidraçado permite vistas dinâmicas a paisagem rural. A cobertura e sua direcionalidade estrutural enfatizam a perspectiva de norte a sul. 

Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 3 de 20
© Yuji Nishijima

O espaço da lareira se estende para fora da cobertura, dando forma a uma torre de ventilação chamada Kaze no Ma" (espaço de vento). Isto foi inspirado em um pequeno povoado que vi na África. Como o ar quente sobe e escapa através da janela alta, cria-se uma faixa de ar frio ao interior, por meio das janelas no térreo. A pintura de cor negra no interior da lareira promove esse ciclo de ventilação.

Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 20 de 20
Corte

Os motoristas que viajam ao longo da rodovia e passam em frente a casa, frequentemente a veem com admiração. Os vizinhos passam para cumprimentar a família e um agricultor local os visita com regularidade para compartilhar suas verduras frescas. Esta grande 'casa-cobertura' está contribuindo pouco a pouco com a construções de novas relações entre as pessoas no local. Confiamos que residência continuará proporcionando um espaço para viver bons momentos no futuro. 

Residência em Kawagoe / Tailored design Lab - Imagem 15 de 20
© Yuji Nishijima

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Kawagoe / Tailored design Lab" [A Gabled Roof in Kawagoe / Tailored design Lab] 17 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787643/residencia-em-kawagoe-tailored-design-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.