O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. França
  5. Chartier Dalix Architectes
  6. 2015
  7. Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes

Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes

  • 11:00 - 16 Maio, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes
Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes, © Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

© David Foessel © David Foessel © Takuji Shimmura © Takuji Shimmura + 19

© David Foessel
© David Foessel

Contexto

Este complexo escolar está localizado em Ivry, na Confluences ZAC (zona de desenvolvimento urbano), conectada a Paris por meio de um projeto de desenvolvimento urbano ambicioso que envolve a extensão das redes de transporte e de estradas.

© David Foessel
© David Foessel

O complexo está entre as primeiras instalações entregues à ZAC. O terreno, que passou por uma grande transformação, está situado na intersecção de duas escalas urbanas: uma com paisagem aberta para o horizonte e de frente para uma planta de purificação de água (projetada por Dominique Perrault), e a outra, mais local, de um bairro inteiro que emerge, e para o qual o complexo escolar servirá de núcleo.

© David Foessel
© David Foessel

Conceito

O complexo escolar está organizado em três "penínsulas", que formam dois playgrounds escolares voltados para o sul, garantindo o máximo de sol para as áreas mais utilizadas, ou seja, as salas de aula, circulações e parques infantis.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

A escola possui terraços escalonados e com vegetação. Os playgrounds voltados para o sul aproveitam ao máximo o sol e a paisagem.

Corte AA
Corte AA
Planta - Térreo
Planta - Térreo

Um toldo metálico, que se abre gradualmente, segue o contorno suave das salas de aula, trazendo unidade aos espaços interiores e exteriores. Ele se conecta ao campo de jogos coberto e se dobra para trás ao longo do jardim. Este arranjo ajuda a separar os playgrounds do jardim e dos edifícios dos dormitórios, adjacentes ao local (que em alguns casos possuem até 7 pavimentos) e fornece sombra no verão.

© David Foessel
© David Foessel

Este contexto oferece uma oportunidade de ensino sobre o tema da biodiversidade, principalmente por dois espaços: o jardim de ensino, concebido como um terraço acessível a partir das áreas comuns no primeiro pavimento, equipado com grandes plantadores para o cultivo de ervas e legumes; e a sala de leitura no mezanino da biblioteca, com uma vista sobre todos os terraços.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

Dormitório Estudantil

O dormitório estudantil foi projetado de acordo com quatro grandes princípios arquitetônicos. Primeiro de tudo, o projeto como um todo é organizado para funcionar de forma racional (superposição da estrutura e eixos técnicos) e para ser compacto. Sua distância do resto do programa (não sobrepor o telhado da escola ou do ginásio) lhe dá uma certa independência e distanciamento.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura

O dormitório foi posicionado ao norte, o mais distante quanto possível e com um mínimo de fachadas voltadas para a avenida Jean-Jaurès. Assim, o edifício não bloqueia o sol para a escola.

Planta - 1o Pavimento
Planta - 1o Pavimento

A fachada leve é composta por painéis de metal perfurado, com alguns fixos e outros deslizantes. Eles servem para filtrar as vistas a partir da rua e o sol a partir do leste e oeste.

© Takuji Shimmura
© Takuji Shimmura
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Complexo Escolar e Dormitório Estudantil Rosalind Franklin / Chartier Dalix Architectes" [Rosalind Franklin School Complex and Student Dormitory / Chartier Dalix Architectes] 16 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787500/complexo-escolar-e-dormitorio-estudantul-rosalind-franklin-chartier-dalix-architectes> ISSN 0719-8906