Nathalie Mauclair Gymnasium / SCHEMAA

Nathalie Mauclair Gymnasium / SCHEMAA - Mais Imagens+ 27

Champagné, França
  • Arquitetos: SCHEMAA; SCHEMAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  860
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Foessel
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Danpal
© David Foessel

Planejamento urbano

O acesso ao Hall Multi Esportes é feito em conexão direta com a "Esplanade de la Liberté".

© David Foessel

O posicionamento da entrada permite a integração do Hall com todas as instalações existentes ao redor do "Esplanade de la Liberté": o ginásio Jean Rondeau, a Câmara Municipal e o hall multiuso.

© David Foessel

Posicionada como uma extensão direta do ginásio Jean Rondeau, o Hall Multi-esportivo possui orientação norte-sul, com a luz solar ideal.

© David Foessel

O entorno foi concebido como uma continuação do Hall, com o objetivo de adaptar os fluxos pedonais e vegetação local. As geometrias do entorno refletem as características do projeto.

Planta - Térreo

As áreas não construídas do terreno foram preservadas como espaço aberto, onde plantamos mais árvores e arbustos para criar mais áreas verdes. A vegetação plantada otimiza a infiltração da água da chuva e acentua o caráter paisagístico do local.

© David Foessel

Arquitetura

Este conjunto coerente foi alcançado através da continuidade das alturas e uma conexão refinada entre o ginásio existente e Hall Multi Esportivo.

© David Foessel

Para contrastar com as superfícies opacas do ginásio Jean Rondeau, o novo projeto foi imaginado como uma continuidade suave dele.

© David Foessel

O Hall transparente abriga as funções secundárias no nível inferior e se alinha com o nível mais elevado do ginásio Jean Rondeau.

Corte AA

O telhado que conecta os dois edifícios é acessível e foi imaginado como um lugar aberto de reunião comum a ambos.

© David Foessel

O lobby, com sua fachada de vidro, se destaca. É precedido por um pórtico em relação direta com a "Esplanade de la Liberté", que marca a transição entre o ginásio e o novo Hall. O lobby é um espaço unificador, visualmente e em sua função, e abriga o ginásio, o salão multi-esportivo e os vestiários.

© David Foessel

Uma estrutura projetada, uma imagem dinâmica

A estrutura de madeira laminada colada, revestida com metal, é tecida em torno da caixa de policarbonato translúcido, criando o volume do Hall. Este processo foi usado para dar uma aparência que é ao mesmo tempo simples e refinada, mas também dinâmica, graças à concepção da estrutura. 

© David Foessel

As mudanças de luz durante o dia geram cores e reflexões em movimento, com um caráter dinâmico.

© David Foessel

Uma atmosfera interior luminosa, calma e quente

A estrutura de madeira laminada colada dá ao Hall uma sensação de calor. As vigas verticais se estendem até o teto, e ao lado norte, que é mais aberto, o Hall recebe uma luz difusa ao longo do dia.

© David Foessel

O vidro transparente na parte inferior permite uma relação visual com o campo esportivo. Na fachada sul, a base é feita opaca para evitar problemas de reflexo para os jogadores. As fachadas de policarbonato são tratadas com um acabamento fosco anti-reflexo para uma luminosidade uniforme.

© David Foessel

A fachada leste, também de policarbonato, assegura a continuidade do espaço e evita os edifícios vizinhos vejam apenas uma fachada cega. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Espl. de la Liberté, 72470 Champagné, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Nathalie Mauclair Gymnasium / SCHEMAA" [Nathalie Mauclair Gymnasium / Schemaa] 17 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787499/nathalie-mauclair-gymnasium-schemaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.