Residência KL / Bourgeois / Lechasseur architectes

Residência KL  / Bourgeois / Lechasseur architectes - Mais Imagens+ 10

North Hatley, Canadá
© Adrien Williams

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em nossa primeira reunião, os clientes falaram sobre a simplicidade e uma vista aberta aos bosques circuncidantes. Queriam uma casa que 'parecesse uma casa'. Preferiam um estio mais tradicional, que remetesse às casas da costa frente ao mar, de pé como 'faróis' invertidos em cedro, fortes contra as tormentas. Estas casas parecem levantar-se para o horizonte. Desde o princípio, podemos ver que estavam abertos a contemporaneidade e audácia, apesar do seu desejo de conservar o estilo rural tradicional dos lares mais antigos de North Hatley. Esta dualidade entre o tradicional e o moderno foi nosso elemento guia através do desenho.

© Adrien Williams

Quando visitamos pela primeira vez a propriedade, ficamos encantados com o denso bosque frondoso e os veados. O terreno está rodeado por um córrego e o som da água é ao mesmo tempo relaxante e estimulante. Encontra-se no final de uma zona montanhosa, próxima do coração da aldeia de North Hatley. O caminho sinuoso "Méandres" conduz a propriedade e o projeto encontra-se localizado em uma das suas curvas fechadas.

© Adrien Williams

A aproximar-se, a casa possui uma forte presença, porém sua estrutura e tamanho conferem um aspecto tradicional. Passeando pela propriedade, o cedro parece dar um passo atrás, permitindo que os interiores misturem-se com os exteriores. É quase como um barco que chegou para descansar na margem de uma das curvas do rio. A casa está situada na ladeira da montanha, como se deslizasse, detendo-se proximamente ao abismo. A planta principal abre-se, literalmente, ao bosque e o nível superior parece flutuar por cima. A sala fechada, uma continuação da parede de vidro, chega até o bosque, aumentando a proximidade com a água.

© Adrien Williams

O revestimento de cedro natural da casa KL e a cobertura de zinco são uma reminiscência de algumas das casas de North Hatley. Entretanto, sua forma alongada e estilizada contrasta sutilmente com os lares mais antigos e opulentos na margem do lago. A casa e sua garagem adjacente possuem uma volumetria simples e uma cobertura inclinada com um pequeno balanço, porém esta simplicidade se desestabiliza de uma forma sutil. O nível superior no balanço cobre o pórtico e o terraço, protegendo as habitações com aberturas no pavimento principal do calor do verão.

Planta Baixa

A ausência de molduras destaca o caráter autêntico das telhas de cedro natural. As áreas suaves recortadas das tábuas de cedro proporcionam um contraste com a textura das telhas. Em ambos casos, foram escolhidas as telhas de cedro pelo seu tom alaranjada, o que agrega um toque de calidez ao projeto. Aberturas largas ao longo do revestimento emolduram a paisagem interior. 

© Adrien Williams

O hall de entrada conduz a uma área de transição luminosa que abre-se verticalmente, proporcionando uma visão do nível superior e seu teto de cedro. As zonas de estar fluem através de um espaço aberto e longitudinal que oferece uma vista constante do bosque. Adornos escuros ao redor das janelas dão vida a longa fachada da casa. Este movimento linear continua e se dobra ao interior para abrigar a sala de estar. Uma mudança na forma cria a biblioteca e o hall. Esta zona mais escura contrasta com as paredes brancas e móveis brilhantes. O piso de madeira agrega uma qualidade suave ao projeto. A escada aberta convida os ocupantes a subir. As paredes de cima estão cobertas com tábuas de cedro. Uma área de escritórios e um grande e baixo depósito equipam o espaço. As habitações e o banheiro são simples e discretos, cada um com uma vista parcial da paisagem. Uma grande janela no dormitório principal oferece uma vista do lago através das árvores. 

Planta Baixa

Em resposta aos desejos dos clientes, a casa KL é vista 'como uma casa', mas também se distingue, com toda simplicidade, re-interpretando as casas de campo mais antigas da região. Também tem um ambiente marítimo amável, longe do Atlântico. 

© Adrien Williams

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência KL / Bourgeois / Lechasseur architectes" [KL House / Bourgeois / Lechasseur architectes] 15 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787469/residencia-kl-bourgeois-lechasseur-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.