Edifício Boreas / Martín Aloras

Edifício Boreas / Martín Aloras - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Martín Aloras; Martín Aloras
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1077
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Walter Salcedo
  • Colaboradores: Santiago Bueno
  • Construtora: Sauce constructora
  • Estrutura: Ingeniero Omar Morris
  • Arquitetos Responsáveis: Martín Aloras
  • Cidade: Rosario
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Walter Salcedo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O bairro Pichincha é um setor da cidade de Rosário de baixa densidade em pleno desenvolvimento e ótima localização geográfica. Este polo urbano é submetido a um novo Plano Urbano especial que leva o nome do bairro que, a fim de preservar sua escala e patrimônio urbanístico, restringe as alturas máximas das novas construções. Este controle no desenvolvimento imobiliário detém a construção de edifícios de moradia e o valor da mudança das propriedades se modifica sendo aniquiladas para usos que o novo ordenamento admite. 

© Walter Salcedo

A proliferação dos locais gastronômicos e clubes noturnos altera imediatamente a fisionomia do bairro e outorga um caráter particularmente heterogêneo e também um futuro incerto. 

© Walter Salcedo

Neste contexto, uma estrutura abandonada sobre uma garagem em uso, deve transformar-se em um edifício para aluguel, com a premissa de tirar o maior proveito da construção existente com um baixo orçamento. Refletindo a incerteza e heterogeneidade circundante propomos um edifício ambíguo e flexível aproveitando a possibilidade que nos dá a planta livre da estrutura existente. 

© Walter Salcedo

Agregando um novo entrepiso e uma cobertura metálica aumentamos a superfície que nos permite a regulamentação e assim se conforma o esquema base-desenvolvimento-arremate, relacionando-os com a escala proposta pelo novo planejamento para este setor da cidade. 

Croqui

A construção existente de 8.66 m x 25 m era composta por cinco módulos estruturais paralelos à rua que, por meio de importantes vigas, encontravam-se livres de colunas na largura total do lote. 

© Walter Salcedo

Liberando o módulo central, localizam-se ali as circulações verticais junto a um pátio que organiza, ventila e ilumina as unidades e os espaços comuns. O edifício está dividido em duas unidades por pavimento, em relação direta com o pátio central. A localização estratégica dos núcleos sanitários e de serviços em cada unidade permite que, através de simples operações, o espaço possa alojar diversos usos: à princípio, a planta livre é proposta para abrigar escritórios porém, interpretando a possibilidade de uma realidade econômica mutante, podem ser transformados em apartamentos de um dormitório através da colocação de divisórias e uma porta ou em um apartamento de dois dormitórios somando uma nova parede. 

Corte

O caráter híbrido do edifício se reflete na fachada; uma 'caixa' que reinterpretando o plano diretor municipal, através de deslocamentos em todos seus sentidos, se desconstrói. Tais deslizamentos criam, desde o interior das unidades, diferentes relações com o exterior, fazendo com que cada setor possua uma situação particular. 

© Walter Salcedo

O uso da chapa dobrada para conformar este fechamento é a continuidade da nova cobertura metálica no sentido vertical, que se perfura criando uma dualidade interior/exterior. 

© Walter Salcedo

Na obra empregou-se uma paleta de materiais delimitada: vidro, concreto e chapa metálica, expondo-os tanto na fachada como nos espaços comuns, a fim de produzir um diálogo formal e material apelando para iluminação e qualidade espacial como valor agregado a construção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jujuy 2351, S2000JHC Rosario, Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Boreas / Martín Aloras" [Boreas Building / Martín Aloras] 12 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787288/edificio-boreas-martin-aloras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.