Watervilla / +31ARCHITECTS

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 2 de 22Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 3 de 22Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 4 de 22Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 5 de 22Watervilla / +31ARCHITECTS - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: +31ARCHITECTS
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ewout Huibers
  • Equipe De Projeto: Jasper Suasso de Lima de Prado e Jorrit Houwert
  • Construtora: Post Arkenbouw, Marknesse
  • Mobiliário: Forsa meubels, Utrecht, The Netherlands
  • Cidade: Amsterdã
Mais informaçõesMenos informações
Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 2 de 22
© Ewout Huibers

Descrição enviada pela equipe de projeto. Viver sobre a água têm se tornado cada vez mais popular nos Países Baixos. 

Essa iniciativa está se tornando tão popular não somente porque as pessoas sentem-se atraídas pelo entorno, mas também pelo foco do governo e urbanistas em cooperar com os novos problemas em relação à água. A maior parte dos Países Baixos encontra-se abaixo do nível do mar e para proteger a terra contra as inundações, foram construídos diques. Atualmente, os problemas têm aumentado devido à mudança climática; os grandes rios que adentram a Holanda trazem mais água cada ano e a precipitação está aumentando, o que aumenta, também, o índice de inundação.

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 11 de 22
© Ewout Huibers

Uma das soluções para as inundações não é a construção de diques, mas sim regular e fazer grandes bacias externas. Por um lado, é possível criar bons empreendimentos urbanos na água e ao mesmo tempo criar um amortecedor para os tempos de chuva. A única restrição para o desenvolvimento urbano é que seja flutuante, do contrário, as bacias não podem ter uma função de amortecimento. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 19 de 22
Corte

No geral, existem dois princípios básicos para fazer construções flutuantes. O primeiro é o princípio do barco pontão; constrói-se uma plataforma sólida que é mais leve do que a água. O segundo princípio baseia-se nas embarcações à vela; trata-se de uma caixa de concreto oco que está aberta na parte superior. Devido ao ar que está na caixa aberta, pode flutuar. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 3 de 22
© Ewout Huibers

O primeiro princípio tem a vantagem de que é possível ser utilizado em águas pouco profundas, em comparação com a caixa de concreto que tem menos estabilidade e deve ser muito leve. A caixa de concreto possui a vantagem de que seu espaço interior pode ser utilizado como parte do edifício. Ambas construções flutuantes estão conectadas ao cais com ligações flexíveis, por isso, a construção pode ser elevada com a água durante as mudanças de maré. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 18 de 22
Planta Baixa

Quando for necessário, o sistema flutuante pode ser deslocado a outro lugar com pouco esforço e sem deixar nenhuma cicatriz no meio ambiente. No lugar dele, uma nova casa pode ser colocada e da maneira mais sustentável e duradoura possível.

As casas flutuantes mostradas por +31architects baseiam-se na caixa de concreto oca.

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 16 de 22
© Ewout Huibers

Watervilla

Os clientes do + 31ARCHITECTS inspiraram-se e se encantaram com o desenho da moderna "Watervilla the Omval" que foi desenhada abaixo do nível do rio Amstel. Também queriam construir uma Watervilla moderna que se caracterizasse na beira da água por uma fachada de vidro como uma moldura. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 15 de 22
© Ewout Huibers

Nesta watervilla as grandes portas de correr, feitas em vidro, foram colocadas na beira da água criando uma vista sem obstáculos sobre o rio Amstel desde a sala e cozinha. Para ampliar a interação com o exterior e a água, um terraço flutuante está amarrado ao londo de toda a estrutura. O piso estende-se do interior ao exterior não somente com a mesma cor, mas também com a mesma altura. Isto não faz somente com que a sala pareça maior, também confere a fachada de vidro uma moldura agradável quando é vista desde a água. A quase ausência total de uma barreira física entre a sala e o terraço convida as pessoas a tomarem um refrescante mergulho no rio Amstel. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 13 de 22
© Ewout Huibers

Descendo a escada com degraus flutuantes, é possível entrar no sótão onde estão os dormitórios e banheiros. A escada é colocada dentro de um grande vazio. Ao lado de uma grande janela posiciona-se o vazio para garantir uma explosão de luz no sótão. Para este projeto, foram feitos muitos detalhes inteligentes. Por exemplo, no passeio marítimo existem três grandes telas protetoras do sol que estão completamente integradas na borda da cobertura plana. Com somente um clique, as telas solares deslizam automaticamente para fora em um efeito de resfriamento. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 14 de 22
© Ewout Huibers

A fim de dar profundidade a fachada, no lado do cais existe um padrão sutil de orifícios na fachada. No painel perfurado aparece o número da casa. Durante o dia, os orifícios são pontos escuros, enquanto que a noite, estão iluminados por uma grande faixa de LED que é colocada por trás da fachada. Durante a noite, a Watervilla transforma-se em uma criação tipo Star Wars. 

Watervilla / +31ARCHITECTS - Imagem 17 de 22
© Ewout Huibers

A fachada de vidro na forma de uma moldura, oferece grandes veias na águas, porém, em ocasiões também cria uma certa visão da vida dos residentes. Para os barcos que passam, é como se o filme emoldurado fosse uma pequena demostração da realidade íntima. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Weesperzijde 1099, 1097 Amsterdã, Holanda

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Watervilla / +31ARCHITECTS" [Watervilla / +31ARCHITECTS] 14 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787286/watervilla-plus-31architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.