Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 2 de 33Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 3 de 33Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 4 de 33Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 5 de 33Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Mais Imagens+ 28

Porto, Portugal
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 15 de 33
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno de reduzida dimensão, cerca de 100m² , localizado numa rua estreita, bastante descaracterizada e diversificada, no centro da cidade do Porto. A última casa de um conjunto de três habitações, um caminho de servidão, que era necessário manter, e uma longa empena de cor vermelha.

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 11 de 33
© do mal o menos
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 25 de 33
Planta 0
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 10 de 33
© do mal o menos

Um programa tradicional para uma família com um filho. A construção existente encontrava-se devoluta não evidenciando interesse do ponto de vista arquitetônico, optando-se pela demolição integral. Assim, o projeto partiu da procura do equilíbrio entre a resolução de um programa minimamente aceitável para exiguidade do terreno disponível e o enquadramento difícil com a envolvente, o que conduziu a uma solução material mais abstrata e intemporal: um volume em betão (concreto) aparente.

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 29 de 33
Corte

Respeitando a área de ocupação permitida e alinhamentos impostos, a construção ocupa a frente do lote criando dois momentos, um positivo, a casa, e um negativo, o logradouro na parte posterior do terreno.

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 2 de 33
© do mal o menos

A entrada, localizada no limite norte num segundo plano, junto à viela, o andar recuado, os rasgos longitudinais em vidro escuro, que tentam a articulação com as diferentes alturas existentes nos edifícios contíguos, contribuem para a desmaterialização do volume. O betão aparente e o vidro foram escolhidos pela sua capacidade de transformação com o passar dos anos e a grande durabilidade, quando tratados de modo adequado, conseguem dotar a casa de um certo caráter intemporal.

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 23 de 33
© do mal o menos
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 27 de 33
Planta 2
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 22 de 33
© do mal o menos

Em contraste com a imagem robusta do exterior, o interior surge luminoso e cálido, com paredes e carpintarias brancas e o pavimento em madeira clara. A escada, elemento central, liga todos os pisos, desde a cave, onde se localizam a lavandaria e áreas técnicas, até ao piso recuado, um espaço polivalente aberto sobre um terraço parcialmente coberto.

Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura - Imagem 16 de 33
© do mal o menos

A habitação é bastante fechada, na procura de privacidade relativamente à envolvente, abrindo-se apenas ao nível do r/Chão, através de um amplo envidraçado, para o pátio, gerando espaços de transição entre interior exterior. Um recanto verde e tranquilo no meio da cidade.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura" [House in Rua de Marracuene / Base Arquitetura] 24 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787230/casa-na-rua-de-marracuene-base-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.