O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Portugal
  5. Base arquitetura
  6. 2014
  7. Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura

Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura

Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura
Casa na Rua de Marracuene  / Base Arquitetura, © do mal o menos
© do mal o menos

© do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos + 33

© do mal o menos
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um terreno de reduzida dimensão, cerca de 100m² , localizado numa rua estreita, bastante descaracterizada e diversificada, no centro da cidade do Porto. A última casa de um conjunto de três habitações, um caminho de servidão, que era necessário manter, e uma longa empena de cor vermelha.

© do mal o menos
© do mal o menos
Planta 0
Planta 0
© do mal o menos
© do mal o menos

Um programa tradicional para uma família com um filho. A construção existente encontrava-se devoluta não evidenciando interesse do ponto de vista arquitetônico, optando-se pela demolição integral. Assim, o projeto partiu da procura do equilíbrio entre a resolução de um programa minimamente aceitável para exiguidade do terreno disponível e o enquadramento difícil com a envolvente, o que conduziu a uma solução material mais abstrata e intemporal: um volume em betão (concreto) aparente.

Corte
Corte

Respeitando a área de ocupação permitida e alinhamentos impostos, a construção ocupa a frente do lote criando dois momentos, um positivo, a casa, e um negativo, o logradouro na parte posterior do terreno.

© do mal o menos
© do mal o menos

A entrada, localizada no limite norte num segundo plano, junto à viela, o andar recuado, os rasgos longitudinais em vidro escuro, que tentam a articulação com as diferentes alturas existentes nos edifícios contíguos, contribuem para a desmaterialização do volume. O betão aparente e o vidro foram escolhidos pela sua capacidade de transformação com o passar dos anos e a grande durabilidade, quando tratados de modo adequado, conseguem dotar a casa de um certo caráter intemporal.

© do mal o menos
© do mal o menos
Planta 2
Planta 2
© do mal o menos
© do mal o menos

Em contraste com a imagem robusta do exterior, o interior surge luminoso e cálido, com paredes e carpintarias brancas e o pavimento em madeira clara. A escada, elemento central, liga todos os pisos, desde a cave, onde se localizam a lavandaria e áreas técnicas, até ao piso recuado, um espaço polivalente aberto sobre um terraço parcialmente coberto.

© do mal o menos
© do mal o menos

A habitação é bastante fechada, na procura de privacidade relativamente à envolvente, abrindo-se apenas ao nível do r/Chão, através de um amplo envidraçado, para o pátio, gerando espaços de transição entre interior exterior. Um recanto verde e tranquilo no meio da cidade.

Cita: "Casa na Rua de Marracuene / Base Arquitetura" [House in Rua de Marracuene / Base Arquitetura] 11 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787230/casa-na-rua-de-marracuene-base-arquitetura> ISSN 0719-8906