Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados

Rio de Janeiro, Brasil

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - FachadaOlimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - FachadaOlimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada, PilarOlimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada, JanelaOlimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Mais Imagens+ 17

  • Modalidades Olímpicas E Paralímpicas: Basquete Feminino, Esgrima do Pentatlo Moderno e Esgrima em Cadeira de Rodas
  • Principais Dimensões: 106 m x 87 m x 20 m de altura; maior vão interno: 66,5m; altura interna: 17,75 m
  • Capacidade Total De Público: 5000
  • Assentos Permanentes: 2000
  • Assentos Temporários: 3000
  • Cidade: Rio de Janeiro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada
© Leonardo Finotti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto ao Parque Radical, a Arena da Juventude será um dos maiores legados da RIO 2016. Ambos fazem parte do Parque Olímpico de Deodoro, projeto do escritório Vigliecca & Associados. Nos Jogos, o equipamento será palco de competições de Basquete Feminino, Esgrima do Pentatlo Moderno e Esgrima em Cadeira de Rodas. Em legado, será um centro de formação e treinamento de atletas.

Implantação

Um dos maiores desafios deste projeto foi desenvolver um espaço que comportasse áreas de jogo para a Esgrima do Pentatlo, no qual os duelos acontecem simultaneamente, e o Basquete, que requer apenas um quarto desse espaço. As competições das duas modalidades serão realizadas com seis dias de diferença – a primeira é o Basquete. Para conseguir adaptar o espaço aos dois esportes e ainda torná-lo útil em legado, foram criadas instalações temporárias dentro da instalação permanente.

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada, Janela
© Leonardo Finotti

O projeto tem o conceito de hangar esportivo, com elegância condizente à grandiosidade de uma olimpíada, e grande vão livre (66,50m), capaz de abrigar diferentes modalidades esportivas. O edifício foi criado para, em legado, funcionar apenas com ventilação natural e iluminação zenital, com a utilização de venezianas móveis e telas nas fachadas e lanternins com exaustão de ar na cobertura, além de grandes áreas sombreadas na fachada, reduzindo os custos de manutenção. A iluminação artificial, assim como o ar condicionado, são uma obrigatoriedade da Olimpíada e serão utilizados apenas no período dos Jogos.

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada
© Leonardo Finotti

Para a disputa de Basquete, serão erguidas arquibancadas em todos os lados da quadra com capacidade para 5.000 pessoas. O conceito de criar um “bowl” (tigela, em inglês), em que o público envolve os jogadores, é utilizado em arenas esportivas para proporcionar uma atmosfera de espetáculo.

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Imagem 8 de 22
© Leonardo Finotti
Planta - Térreo
Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Iluminação, Janela
© Leonardo Finotti

Já na competição de Esgrima do Pentatlo Moderno, que requer maior área de jogo em relação ao Basquete, as arquibancadas serão reduzidas para 4.000 assentos e ocuparão apenas as laterais. No legado, a Arena da Juventude irá dispor de oito quadras poliesportivas e 2.000 assentos só em uma das laterais.

Diagrama

A maior parte da estrutura foi concebida em aço por ser o material mais adequado para os grandes vãos e por proporcionar velocidade à obra. Para reduzir custos, procurou-se trabalhar com os menores vãos possíveis, mas, ainda assim, tratam-se de vãos de grande envergadura, visando atender aos padrões olímpicos. Esses vãos são vencidos por 7 treliças triangulares de 4,30 m de altura, ligados estruturalmente a uma fachada formada por uma empena tramada em estrutura de aço.

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Fachada
© Leonardo Finotti

Como centro de formação e aperfeiçoamento de atletas em legado, a Arena da Juventude potencializará um trabalho que já vem sendo desenvolvido em Deodoro.

Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados - Imagem 12 de 22
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Olimpíadas Rio 2016: Arena da Juventude / Vigliecca & Associados" 11 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787127/arena-da-juventude-vigliecca-and-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.