Cabanas de Férias / PK Arkitektar

Cabanas de Férias / PK Arkitektar

© Rafael Pinho© Rafael Pinho© Rafael Pinho© Rafael Pinho+ 23

  • Consultores:Verkhönnun, Landark
  • Equipe De Projeto:Pálmar Kristmundsson, Andrew Burges, Fernando de Mendonca, Erna Vestmann, Sunna Dóra Sigurjónsdóttir, Liidia Grinko
  • País:Islândia
Mais informaçõesMenos informações
© Rafael Pinho
© Rafael Pinho

Descrição enviada pela equipe de projeto. No inverno de 2012, PK Arkitektar foi convidado para um concurso de projetos de cabanas de aluguel da Associação de Acadêmicos da Islândia. As 20 cabanas deveriam ser construídas em Brekkuskógur, sudoeste da Islândia. A área conta com um entorno pitoresco com vistas panorâmicas para o lago Laugarvatn.

© Bjarni Kristinson
© Bjarni Kristinson

O foco principal do projeto foi criar uma arquitetura semi-rural que harmoniza com a paisagem e as montanhas circundantes. A terra que sobra da escavação é utilizada para formar uma proteção do vento para os terraços ao ar livre e para ajudar a fundir as coberturas das cabanas com a paisagem circundante em declive. A vegetação retirada na implantação de cada edifício é conservada durante todo o processo de construção e depois é reinstalada nas coberturas, quando está terminado. 

© Rafael Pinho
© Rafael Pinho
Planta Baixa - Térreo
Planta Baixa - Térreo
© Rafael Pinho
© Rafael Pinho

O conceito arquitetônico é baseado numa solução simples e eficiente de planta, o que limita a circulação e reduz ao mínimo a complexidade dos detalhes. Assim, a qualidade do material pode ser maior, minimizando a custosa necessidade de manutenção.

© Bjarni Kristinson
© Bjarni Kristinson

O edifício é uma construção de madeira que descansa sobre uma base de concreto. O exterior está revestido com painéis de madeira queimada, utilizando um método bem conhecido no Japão, entre outros países, para melhorar a durabilidade da madeira. A cobertura é uma camada de ervas que se liga ao declive que a rodeia, um método tradicional utilizado nas antigas casas vernáculas da Islândia. O interior está composto por um acabamento de piso de concreto polido, com paredes e tetos revestidos com painéis de madeira com os mesmos intervalos que existem no revestimento exterior.

© Rafael Pinho
© Rafael Pinho

A sala de estar e jantar estão situadas no coração das casas, onde a cozinha se abre para o espaço principal. O banheiro tem acesso direto ao terraço que dá à banheira geotérmica de hidromassagem. As casas utilizam energia hidro-geotérmica a partir de fontes especialmente perfuradas dentro dos limites do terreno. O projeto está de acordo com as normas ecológicas reconhecidas com o objetivo de promover um mínimo impacto ambiental, criando cabanas com pegadas de carbono próximas do zero.

© Rafael Pinho
© Rafael Pinho

Originalmente publicado em Maio 09, 2016.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Cabanas de Férias / PK Arkitektar" [Vacation Cottages / PK Arkitektar] 18 Jan 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787104/cabanas-de-ferias-pk-arkitektar> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.