Casa A.F. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa

Casa A.F. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa - Mais Imagens+ 28

São João da Madeira, Portugal
  • Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Aguiar
  • Colaboradora: Eliana Sousa
  • Engenharia: Eng. Ricardo Costa Eng. Vítor Almeida
  • Arquitetura: José António Lopes da Costa Tiago Meireles
  • Cidade: São João da Madeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Manuel Aguiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada num terreno de dimensões exíguas, de acesso muito condicionado e estreito, embora numa área quase central da cidade de S. João da Madeira, esta habitação só é vista por quem já está frente a ela.

© Manuel Aguiar

Embora compacto, o edifício goza de um interessante jogo de volumes, reforçado, quer por palas, terraços e pátios exteriores fechados, quer pelo emprego dos diferentes materiais que compõem as fachadas: O “viroc” na cave, a ardósia no rés-do- chão e o reboco no 1º andar. O uso destes materiais procura atenuar a altura do edifício, confere-lhe horizontalidade e diferencia os pisos que o compõem.

© Manuel Aguiar

Muito fechada a Norte, a casa rasga-se a Nascente, Sul e Poente para procurar o Sol e a luz e desfrutar das transparências e do pequeno jardim envolvente.

Corte
Planta

Atendendo à pendente do terreno, a habitação desenvolve-se em três pisos: cave, rés-do-chão e 1º andar.

© Manuel Aguiar

Na cave situa-se a garagem, a área técnica, a despensa geral, a lavandaria, o salão de jogos e um banho de apoio.

© Manuel Aguiar

No Rés-do-chão localizam-se as salas de estar e de jantar e a cozinha. A Poente localizou-se ainda um escritório, que pode servir também de quarto de amigos, e um banho.

No piso superior, articulado por uma zona de estudo / trabalho que se debruça sobre o pé direito duplo da sala de estar, localizam-se dois quartos, um banho e uma suite com vestiário e banho privativo.

© Manuel Aguiar

A Nascente, a altura do muro que separa das construções vizinhas é atenuada pelas floreiras brancas de diferentes dimensões que o pontuam e animam.

© Manuel Aguiar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A.F. / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa" [A.F. House / Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa] 09 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787049/casa-af-atelier-darquitectura-j-a-lopes-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.