Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 2 de 23Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 3 de 23Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 4 de 23Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 5 de 23Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Mais Imagens+ 18

Osaka, Japão
Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 5 de 23
© Kai Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estreito lote está situado no coração de Osaka, rodeado em sua parte posterior por alguns edifícios de apartamentos. O cliente queria uma vista para o rio Yodo e contar com um terraço na cobertura para desfrutar do concurso anual de fogos artificiais sobre o rio.

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 11 de 23
© Kai Nakamura
Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 23 de 23
Corte
Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 4 de 23
© Kai Nakamura

Ao invés de simplesmente localizar as aberturas em direção ao Rio Yodo, decidimos expor as pequenas janelas desde o solo até o segundo pavimento em espiral, como um redemoinho. Esta disposição das aberturas marcam a maneira especial da vista para o rio, rua e céu. Ao conectar o interior com a fantástica vista, o volume da sala de estar também se expande visualmente. Decidimos utilizar pequenas janelas no lugar de grandes caixilhos no centro do volume, pois esta situação proporciona um equilíbrio entre o sentido da liberdade e os requerimentos de privacidade do lar em seu contexto urbano.

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 6 de 23
© Kai Nakamura

Em termos de construção, o gesso é aplicado nas paredes, para convertê-las em superfícies sem juntas, mas marcadas. Isto nos permite colocar as janelas livremente na superfície. Além disso, não foi possível a construção de uma parede de carga com uma superfície plana contínua pela forma espiral das janelas, assim que utilizamos uma estrutura de aço para os apoios e conseguimos dar uma forma de espiral também às paredes de carga. A abertura de cada laje é triangular usando vigas metálicas "Hiuchi" que se estendem em diagonal. Estes cortes triangulares na laje formam um volume em espiral muito fluído que permite a circulação vertical interna.

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects - Imagem 17 de 23
Diagrama Estrutural

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects" [Spiral Window House / Alphaville Architects] 08 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787029/casa-da-janela-em-espiral-alphaville-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.