O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. Alphaville Architects
  6. 2013
  7. Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects

Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects
Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects, © Kai Nakamura
© Kai Nakamura

© Kai Nakamura © Kai Nakamura © Kai Nakamura © Kai Nakamura + 23

© Kai Nakamura
© Kai Nakamura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O estreito lote está situado no coração de Osaka, rodeado em sua parte posterior por alguns edifícios de apartamentos. O cliente queria uma vista para o rio Yodo e contar com um terraço na cobertura para desfrutar do concurso anual de fogos artificiais sobre o rio.

© Kai Nakamura
© Kai Nakamura
Corte
Corte
© Kai Nakamura
© Kai Nakamura

Ao invés de simplesmente localizar as aberturas em direção ao Rio Yodo, decidimos expor as pequenas janelas desde o solo até o segundo pavimento em espiral, como um redemoinho. Esta disposição das aberturas marcam a maneira especial da vista para o rio, rua e céu. Ao conectar o interior com a fantástica vista, o volume da sala de estar também se expande visualmente. Decidimos utilizar pequenas janelas no lugar de grandes caixilhos no centro do volume, pois esta situação proporciona um equilíbrio entre o sentido da liberdade e os requerimentos de privacidade do lar em seu contexto urbano.

© Kai Nakamura
© Kai Nakamura

Em termos de construção, o gesso é aplicado nas paredes, para convertê-las em superfícies sem juntas, mas marcadas. Isto nos permite colocar as janelas livremente na superfície. Além disso, não foi possível a construção de uma parede de carga com uma superfície plana contínua pela forma espiral das janelas, assim que utilizamos uma estrutura de aço para os apoios e conseguimos dar uma forma de espiral também às paredes de carga. A abertura de cada laje é triangular usando vigas metálicas "Hiuchi" que se estendem em diagonal. Estes cortes triangulares na laje formam um volume em espiral muito fluído que permite a circulação vertical interna.

Diagrama Estrutural
Diagrama Estrutural

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa das janelas em espiral / Alphaville Architects" [Spiral Window House / Alphaville Architects] 08 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/787029/casa-da-janela-em-espiral-alphaville-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.