Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 2 de 19Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 3 de 19Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 4 de 19Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 5 de 19Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Mais Imagens+ 14

Profondeville, Bélgica
  • Arquitetos: Puzzle's architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Severin Malaud
  • Arquitetos Responsáveis: Thomas Gillet, Mathieu Henquet
  • Equipamentos Especiais: Pulsis - Stephane Barbier
  • Estabilidade: Luc delvaux
  • Cidade: Profondeville
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 8 de 19
© Severin Malaud

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa da família construída em 1730 está localizada no vale de Lustin, Bélgica, na borda de uma rua sem saída, próximo a uma grande floresta. O terreno com 3.600 m² é fortemente ondulado. Em um dos lados do terreno está a casa, e do outro, a floresta, e entre eles, corre um rio. A paisagem é repleta de vegetação e é delimitada por gramas, árvores, horta, orquidário e apiário.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 16 de 19
© Severin Malaud

O edifício existente

Construído com técnicas tradicionais, a casa é dividida em três partes: duas delas feita de pedras provenientes de fontes locais e a terceira feita de alvenaria.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 4 de 19
© Severin Malaud

As duas primeiras partes abrigam os atuais espaços de estar da família, enquanto que a terceira era um antigo celeiro que já não era mais utilizado. As fachadas possuem um grande interesse histórico e arquitetônico. Se tornou parte do patrimônio local pelo uso dos materiais. A casa também possui uma varanda que possui vistas para o jardim e um antigo forno de pães, que evidenciam as atividades que ali aconteciam; o celeiro, que é um anexo da casa, foi a parte que focamos. O cliente queria renovar e estender o volume para uma casa independente com um quarto. O projeto consiste apenas de 35 m² no térreo e havia apenas duas entradas na época, o portão na frente do celeiro e uma pequena porta dupla que dá acesso ao jardim.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 5 de 19
© Severin Malaud

O projeto

A primeira ideia foi estender o volume aos fundos para não modificar a fachada existente. O conceito é bastante simples: estender a fachada posterior, seguir a inclinação da cobertura e reduzir o volume ao mínimo. A extensão criou uma grande abertura principal com vistas para a paisagem da floresta.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 7 de 19
© Severin Malaud

Interiores

A ideia era aumentar a superfície abaixo para reunir todas as áreas de estar no pavimento térreo - sala de estar, de jantar, cozinha e banheiro - e posicionar todos os outros espaços mais íntimos no pavimento superior - quartos e banheiros. Toda a área foi projetada com metragem mínima, todos os ambientes são conectados como um grande espaço único mas dividido em áreas menores. Existe uma correlação com pé-direito duplo, as vistas, a luz e as escadas.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 17 de 19
© Severin Malaud
Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 18 de 19
Planta Baixa
Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 13 de 19
© Severin Malaud

As aberturas

A abertura principal existe agora na fachada posterior. A ideia é trabalhar com esta entrada de maneira generosa e contemporânea, sem omitir o contraste com o edifício antigo. A segunda é localizada sob o frontão; suas dimensões são feitas para se mesclar na construção existente. A janela possui vista única para a mesa e o quarto no térreo. A entrada da casa é sobre a abertura existente para a rua. A porta de madeira é apenas substituída por um janelas de vidro, para capturar a luz do sul e desfrutar de um espaço bem pensado.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 19 de 19
Corte

Materiais

O cliente escolheu o aço cortén para ser o material principal do novo anexo. Ele homogeniza o volume pois é utilizado também na cobertura e revestimentos. A tonalidade das cores são perfeitas e combinam com a pedra regional local em tons de cinza, marrom e vermelho. Além disto, acrescenta um sentimento atemporal e ainda assim contemporâneo para o conjunto.

Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture - Imagem 15 de 19
© Severin Malaud

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Anexo Residencial em Lustin / Puzzle's architecture" [House Extension in Lustin / Puzzle's architecture] 07 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786963/anexo-residencial-em-lustin-puzzles-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.