HIGO / nA Nakayama Architects

HIGO / nA Nakayama Architects

© Ken Goshima© Ken Goshima© Ken Goshima© Ken Goshima+ 15

  • Maquete:Mayuko Fujita
  • 3D:Nikken Sekkei
  • Engenharia Estrutural:Katsuhiko Yamawagi, Takashi Kotani, Nikken Sekkei
  • Construção:Futaba Kensetsu Co., Ltd.
  • Projeto Elétrico E Hidráulico:Fukushima Densetsu
  • Ventilação E Aquecimento:Nakayama Jyutaku Setsubi Co., Ltd.
  • Paisagismo:Needs Co., Ltd.
  • Steel Structure:OATEC Corporation
  • Estrutura:Steel Structure
  • Participação No Projeto:Makoto Nakayama, Mayuko Fujita
  • Cidade:Chūō-ku
  • País:Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Ken Goshima
© Ken Goshima

Descrição enviada pela equipe de projeto. Neste projeto, criamos uma arquitetura utilizando bambu japonês tradicional. Entretanto, a sua estrutura é de aço ao longo dos três pavimentos, uma estrutura leve e elegante, uma das premissas do projeto. 

© Ken Goshima
© Ken Goshima

Utilizamos blocos de 5x50x100 centímetros de cortiça para fechar as paredes. Esses blocos são leves, possuem um bom isolamento térmico e acústico e são reciclados a partir de rolhas de vinhos. Os blocos de cortiça também possuem grande resistência contra o fogo. Hoje, as paredes externas possuem a cor natural da cortiça, e em breve serão cobertas de musgo e plantas, tornando-se uma estrutura revestida pela natureza.

Planta Baixa
Planta Baixa

O edifício HIGO foi construído com peças de aço muito finas. Com quase nenhuma parede divisória, pode-se ver o exterior através das aberturas espalhadas em todas as fachadas.

© Ken Goshima
© Ken Goshima

A estrutura principal é construída com vigas metálicas de 60mm x 60mm, 50mm x 50mm, e 38mm x 38mm, vigas-I de 60mm x 128mm, barras planas de 28mm x 125mm, canais de aço de 40mm x 75mm, chapas de aço de 4.5mm  e placas de distorção de 1.2mm.

Corte
Corte

A estrutura fina de aço pode suportar às forças sísmicas e à pressão do vento. As aberturas poderiam ser colocadas livremente, até mesmo nos cantos, mas foram determinadas por seus usos, pontos de vista e controle de luz. Os blocos de cortiça pesam apenas 7,5 ㎏/㎡ e também foram utilizados no piso. Nesta área há grandes riscos de terremoto e o código de construção local exige uma carga de neve de 300㎏/㎡. Assim, esta estrutura não teria sido possível sem a leveza dos blocos de cortiça.

© Ken Goshima
© Ken Goshima

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1 Chome-5-1 Maruyama Nishimachi, Chūō-ku, Sapporo-shi, Hokkaidō 064-0944, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "HIGO / nA Nakayama Architects" [HIGO / nA Nakayama Architects] 07 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786886/higo-na-nakayama-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.