Jardim de Infância Elefante Amarelo / xystudio

Jardim de Infância Elefante Amarelo / xystudio - Mais Imagens+ 22

Ostrow Mazowiecka, Polônia
  • Arquitetos: xystudio; xystudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  810
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Balsan, Trespa
Cortesia de xystudio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este jardim de infância foi projetado como um edifício térreo com um átrio e mais cinco ambientes (2 para enfermaria e 3 para o jardim de infância). Foi planejado para comportar 125 crianças. A cobertura foi construída em madeira laminada. 

Cortesia de xystudio

O pátio interno conta com um tanque de areia e uma árvore, que é o "coração do edifício". A fachada do pátio é aberta ao átrio com grandes janelas que permitem a máxima iluminação natural. Os vestiários têm conexão direta com as salas. As janelas dos vestiários são de correr, permitindo que as crianças dirijam-se ao jardim da maneira mais curta possível, quando estão abertas.

Cortesia de xystudio

Os corredores envidraçados e as coberturas baixas são passagens do pátio. Estes dissolvem os limites entre interior e exterior do edifício. O pergolado completa esta composição, que pode funcionar como cenário ou auditório.

Cortesia de xystudio
Planta Implantação
Cortesia de xystudio

Escala

Foi o aspecto mais relevante que influenciou a forma do projeto. As alturas das entradas, as coberturas e os parapeitos foram subordinados pela escala.

Cortesia de xystudio

As entradas e coberturas foram projetadas em uma altura de 2,30 metros para que as crianças sentissem uma escala mais doméstica ao entrar no edifício. As alturas foram reduzidas ao máximo, especialmente para as crianças, para que sintam que o projeto foi feito para elas.

Cortesia de xystudio

As janelas das salas são grandes com um lintel baixo, ajustado à altura das crianças. Assim, são mais acessíveis para que possam se comunicar com o exterior.

Cortesia de xystudio

Iluminação

O edifício encontra-se localizado respeitando os pontos cardeais para garantir o isolamento necessário. Manteve-se em mente, além disso, criar um alto nível de sombra no pátio interno.

Cortesia de xystudio

Todos os linteis das salas mantém-se no nível 1,5 metros. Cada sala possui 2 ou 3 aberturas zenitais, o que garante iluminação natural difusa, o que não superaquece os ambientes. A distribuição do pátio está subordinada ao percurso solar.

Planta Pavimento

O playground entre as asas do edifício é um espaço seguro e confortável, onde as crianças aproveitam a caixa de areia e as brincadeiras ao ar livre. Durante o dia, metade do pátio fica sombreada de forma intercalada.

Cortesia de xystudio

Função

Distribuição modular que permite criar funções simples e claras:

-área leste: enfermarias e equipamentos sociais;

-área oeste: jardim de infância;

-área central: administração.

Os corredores funcionam como espaço para armários. Estes encontram-se bem iluminados, envidraçados e conectados ao pátio.

Cortesia de xystudio

Concluindo, a vida no jardim de infância gira em torno da árvore "mágica" do pátio. O pergolado e o pátio completam a edificação.

Cortesia de xystudio

As asas do edifício são também uma barreira central contra o vento, o que incrementa a duração do tempo em que as crianças passam seguras e confortáveis nas áreas externas.

Cortesia de xystudio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ostrow Mazowiecka, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Jardim de Infância Elefante Amarelo / xystudio" [Yellow Elephant Kindergarten / xystudio] 05 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786789/jardim-de-infancia-elefante-amarelo-xystudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.