Casa Pátio / Rubber Soul

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 2 de 21Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 3 de 21Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 4 de 21Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 5 de 21Casa Pátio / Rubber Soul - Mais Imagens+ 16

Moira, Índia
  • Arquitetos: Rubber Soul
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  550
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Harshan Thomson
  • Estrutura: Upendra Gokhale
  • Construtora: Prabhu M.B
  • Conceito De Projeto: Aadil Salim, Principal, Dean D’Cruz
  • Desenho E Implementação: Aadil Salim, Principal, Minnu Verghese
  • Design De Inteiores: Alice Von Baum
  • Cidade: Moira
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 12 de 21
© Harshan Thomson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Combinando ludicamente a natureza e a geometria, esta residência em Goa confere a impressão de viver no exterior dentro das modernas comodidades do seu lar. Construída como a segunda casa para uma família de quatro imigrantes provenientes de Mumbai, 'a inovação de estilo e a qualidade de vida' foram os dois critérios mais importantes para o projeto.

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 21 de 21
Corte

O terreno estende-se ao longo da inclinação de uma montanha e está dividido naturalmente em dois níveis por um muro de pedra de três metros de altura no eixo norte - sul. Outros elementos existentes incluem um poço e uma figueira no nível inferior da parede de pedra, além de uma grande árvore de caju no nível imediatamente superior à parede. A moradia foi desenhada ao redor destes elementos, formando o núcleo e criando um 'pátio em desnível'.

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 8 de 21
© Harshan Thomson

A recepção convida visualmente ao pátio, o qual pode ser facilmente confundido com os exteriores ao mostrar todos os elementos naturais existentes. Este pátio encontra-se fisicamente assegurado por um contêiner metálico que atua como uma persiana e não desconecta visualmente ao exterior. O contêiner, além de trazer iluminação e ventilação ao espaço, é também um consistente elemento de desenho. A escada e o elevador de vidro que conecta a moradia, são parte integral do pátio e estão cobertas por um teto de vidro, expondo as árvores e o céu.

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 2 de 21
© Harshan Thomson

O clima quente e úmido outorga aos arquitetos a oportunidade de brincar com os espaços interiores e exteriores simultaneamente. Os espaços diurnos como sala de estar e jantar encontram-se no nível inferior, abertos ao jardim frontal, a plataforma no lado leste e o pátio em desnível no lado oeste, facilitando a entrada de luz e ventilação cruzada. 

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 7 de 21
© Harshan Thomson

O nível superior compreende um amplo tablado de madeira no terraço, localizado sobre as habitações que rodeiam o cajueiro no pátio. Todos os banheiros contam com pátios privados isolados que os iluminam naturalmente e confere a sensação de estar nos trópicos, com o atrativo estético que recipientes de barro possuem. As habitações contam com persianas de madeira que fazem circular uma brisa constante mesmo estando fechadas. 

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 19 de 21
Planta baixa - térreo

Os volumes - superior ou inferior - conectam-se através de uma ponte de madeira. O acesso se dá pela unidade superior através de uma sala de TV, desde a qual dirige-se até as escadas de pedra, o caminho paisagístico e vários pavilhões. Desde o tablado das habitações obtêm-se vistas sem obstruções dos campos de arroz ao leste. 

Casa Pátio / Rubber Soul - Imagem 15 de 21
© Harshan Thomson

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pátio / Rubber Soul" [House Around a Split Level Courtyard / Rubber Soul] 05 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786770/residencia-patio-em-desnivel-rubber-soul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.