O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Portugal
  5. Site Specific Arquitectura
  6. 2015
  7. Capela Jesus Mestre / Site Specific Arquitectura

Capela Jesus Mestre / Site Specific Arquitectura

Capela Jesus Mestre / Site Specific Arquitectura
Capela Jesus Mestre / Site Specific Arquitectura , © do mal o menos
© do mal o menos

© do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos © do mal o menos + 40

  • Arquitetos

    Patrícia Marques, Paulo Costa
  • Localização

    2680 Apelação, Portugal
  • Colaborador

    Simão Botelho
  • Área

    350.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Representações Religiosas

    Bartolomeu de Gusmão
  • Consultores

    Paulo Pires de Vale, Nuno Gusmão
  • Comunicação

    P-06 atelier
  • Cliente

    Instituto Missionário Pio Sociedade de São Paulo
  • Mais informações Menos informações
© do mal o menos
© do mal o menos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma capela, ou pequena igreja, numa casa particular de pessoas particulares, os irmãos do Instituto Missionário Pia Sociedade de São Paulo. A sua encomenda assenta em princípios nem sempre concordantes: trata-se do espaço central de uma casa com muitas casas; um espaço de oração e de comunicação; um espaço de intimidade e de comunhão.

© do mal o menos
© do mal o menos

A capela, consagrada a Jesus Mestre, localiza-se em Apelação, nos arredores de Lisboa, numa quinta que inclui dois edifícios de quatro pisos unidos por um embasamento térreo, originalmente ocupado por um armazém. Esta foi a área escolhida para implantar a capela, aproveitando a sua centralidade e relação com os espaços de habitar, de trabalhar, de acolher e de rezar. A capela toma assim o seu lugar no coração do Instituto, tanto física como simbolicamente.

© do mal o menos
© do mal o menos

De desenho austero e rigoroso, o projeto reutiliza a construção existente e procura um novo significado para o local, valorizando a simplicidade das formas, a luz e a natureza dos novos materiais propostos. Mantém-se a estrutura de betão, imperfeita e inacabada mas capaz de albergar o local de culto, revalorizada neste novo contexto. O espaço revela-se amplo e uno, limpo de artifícios e excessos, tornando-se pano de fundo para os elementos litúrgicos que intensificam e direcionam o seu sentido sagrado e teológico.

© do mal o menos
© do mal o menos

Destes elementos destaca-se o altar central, em madeira natural, sem qualquer delimitação de presbitério - um espaço de todos, sem hierarquias – que, em conjunto com o ambão, permite uma maior diversidade de disposições e diferentes graus de intimidade das celebrações litúrgicas. 

Corte
Corte

A Cruz assume-se como pertença do edifício e das suas celebrações. Fisicamente ligada à estrutura de betão através de um sistema de encaixe, que permite a sua remoção, pode também ser levada em procissão, marcando o início e o fim das celebrações.  

© do mal o menos
© do mal o menos

O interior do espaço é fortemente marcado por dois elementos em madeira, também eles com um claro sentido litúrgico: a sacristia, no extremo poente, que inclui também o confessionário, aberto sobre o jardim, e a parede que delimita o espaço a sul, com a representação da Via Sacra. Esta parede não encerra completamente a capela, permitindo a leitura do volume completo e deixando antever o corredor de acesso e de ligação entre os edifícios existentes.

© do mal o menos
© do mal o menos

O espaço exterior a norte é a duplicação do volume da capela. Mais do que o seu jardim, procura ser a extensão do espaço de oração, parte do todo quer na geometria quer nos materiais, introduzindo a água e a natureza na simplicidade do conjunto. O acesso do público é feito pelo sul, identificado pela porta de madeira e a presença do sino.

© do mal o menos
© do mal o menos

A presença das devoções da comunidade religiosa foram pensadas desde o início do projeto, como parte do espaço construído e não como elementos adicionados a este. As representações originais foram criadas e executadas por Bartolomeu de Gusmão diretamente sobre as paredes ou sobre os elementos em madeira, no sentido de continuidade e intensa relação entre o espaço e os princípios da comunidade religiosa. O espaço e os seus elementos são, por si só, meios de comunicação de uma mensagem clara e essencial para os seus utilizadores, reforçando o sentido de pertença e de partilha na base da encomenda.

© do mal o menos
© do mal o menos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Site Specific Arquitectura
Escritório
Cita: "Capela Jesus Mestre / Site Specific Arquitectura " [Jesus Mestre Chapel / Site Specific Arquitectura ] 03 Mai 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786672/capela-jesus-mestre-site-specific-arquitectura> ISSN 0719-8906