Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 2 de 23Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 3 de 23Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 4 de 23Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 5 de 23Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Mais Imagens+ 18

  • Gestão, Desenvolvimento E Execução: Semillas
  • Cooperação: Procesadora del Sur S.A., Asociación VSP Generaciones
  • Colaboração: Autoridades do Centro de Santa Elena, Unidade de Gestão Educativa distrital Pangoa, Municipalidade de Pangoa
  • Construtora: Ángel Javier García Paucar
  • Carpintaria : Elías Martínez Ramos
  • Engenharia: Manuel Cárdenas Aspajo
  • Obra Patrocinada Por: Costa Foundation
  • Texto: Marta Anducas
  • Cidade: Satipo
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 9 de 23
© Marta Maccaglia

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto começa com um trabalho de pesquisa nas comunidades em questão, onde se fala de pontos fortes e fracos, de sonhos e ilusões. A educação é, por excelência, o instrumento para o crescimento coletivo e na comunidade de Santa Elena os habitantes expressaram a vontade de reconstruir seu futuro e superar o passado iniciando com sua escola.

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 4 de 23
© Marta Maccaglia

Estratégia Projetual

O estudo dos solos revela a existência de um terreno de preenchimento na zona oeste do lote; sendo a parte leste a que apresenta uma superfície mais sólida, por isso, propõe-se a construção de um volume compacto e longitudinal no lado leste. A área oeste, menos resistente, destina-se ao pátio do colégio, a área esportiva e área verde.

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 13 de 23
Planta baixa - primeiro pavimento

O volume é formado por dois pavimentos. Na parte central, um pátio coberto de pé-direito duplo divide o colégio em duas partes, com acessos independentes nos extremos e no centro. 

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 5 de 23
© Marta Maccaglia

Na parte norte do edifício encontra-se as salas de aula e os serviços higiênicos. Já o lado sul abriga o hall de entrada, os laboratórios, a biblioteca/sala multiuso e as salas de aula administrativas. 

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 10 de 23
© Marta Maccaglia

Utiliza-se concreto armado para a estrutura e tijolos artesanais de argila para as paredes, enquanto o uso da madeira limita-se à estrutura da cobertura e às persianas das fachadas leste e oeste. O sistema de persianas favorece uma iluminação indireta, mantem o espaço ventilado e protege os corredores da chuva. Nas salas de aula, pequenas janelas com persianas na parte superior do salão permitem a saída do ar quente e uma troca constante de ar. 

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 3 de 23
© Marta Maccaglia

Desde o acesso norte, visualiza-se a entrada do extremo sul, o eixo do corredor atravessa o volume, permitindo apreciar a extensão longitudinal da construção em uma alternância de luzes e mudanças de altura dos diferentes espaço, gerando um percurso visual de múltiplos contrastes. 

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 15 de 23
Axonométrica em Camadas

Uso da água

O volume estende-se na parte central, apresentando uma notável queda em direção aos extremos norte e sul. Em ambos limites, e encima dos serviços higiênicos, estão as cisternas que acumulam a água da chuva que é utilizada para os banheiros e uma vez utilizada é purificada através de um sistema de filtro e reutilizada para irrigação. 

Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch - Imagem 11 de 23
© Marta Maccaglia

Conclusão e Reflexão

A arquitetura deve adaptar-se não somente às condições geográficas, morfológicas ou climáticas do lugar, mas também às condições culturais e sociais da comunidade, acompanhando o projeto durante todo o processo. A inauguração da obra é o início de um processo de desenvolvimento, onde a escola é um espaço de encontro para toda a comunidade. Um espaço que permite aos jovens e adultos, voltar a sonhar e caminhar ao futuro desejado.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Satipo, Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola secundária Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch" [Escuela secundaria Santa Elena / Paulo Vale Afonso + Semillas + Ignacio Bosch + Borja Bosch] 02 Mai 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786622/escola-secundaria-santa-elena-paulo-afonso-plus-marta-maccaglia-plus-ignacio-bosch-plus-borja-bosch> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.