O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Eslovênia
  5. Scapelab
  6. 2012
  7. Dr. House / Scapelab

Dr. House / Scapelab

  • 17:00 - 28 Abril, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Dr. House / Scapelab
Dr. House / Scapelab, © Bor Dobrin
© Bor Dobrin
  • Arquitetos

  • Localização

    Slovenske Konjice, Eslovênia
  • Equipe de Projeto

    Marko Studen, Boris Matić, Jernej Šipoš, Katarina Hosar, Peter Sovinc, Tomaž Budković, Miha Brezavšček
  • Área

    174.0 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Bor Dobrin © Bor Dobrin © Bor Dobrin © Bor Dobrin + 12

© Bor Dobrin
© Bor Dobrin

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência pensada para um médico local, descansa sobre uma colina acerca do povoado de Slovenske Konjice, Eslovênia, uma região famosa por sua produção de vinho; cada ladeira de colinas na área está coberta por vinhedos. Este padrão na topografia foi reinterpretado na residência e representado através do revestimento do metal que a envolve. A distribuição da casa é bastante regular; primeiro nível está constituído por um espaço conjunto entre sala de estar e de jantar, e uma habitação que funciona como escritório; a planta superior abriga a habitação principal e as habitações das crianças. O revestimento envolve-se sobre si mesmo, e ao redor dos espaços distribuídos de acordo com suas funções. 

© Bor Dobrin
© Bor Dobrin

A envolvente parece ser uma escultura aleatória, mas na verdade, sua forma foi criada cuidadosamente; o revestimento ao redor das aberturas funcionam como elementos de sombra, bloqueando o sol de verão e prevenindo a mudança de temperatura ano interior, porém permite a entrada do sol mais baixo no inverno. O revestimento de placas de metal, colocadas de maneira que linhas rotativas são geradas para criar polígonos visíveis que permitem o livre fluxo da água. Ao redor das janelas e entradas no primeiro nível, o material converte-se em madeira, material também presente no terraço perimetral. A linguagem poligonal da casa reflete-se em elementos da paisagem como bancos e mesas exteriores. 

© Bor Dobrin
© Bor Dobrin
Planta Baixa
Planta Baixa
© Bor Dobrin
© Bor Dobrin

A residência é um experimento enquanto expressão formal, significado e funcionamento do revestimento. A estrutura poligonal não está associada diretamente com as residências ao redor (na sua maioria auto-construções da era socialista) mas também com a abstração das expressões naturais da paisagem. Ambos materiais, metal e madeira envolvem a residência por completo; o metal a cobre inteiramente e a madeira, no sentido contrário, encontra-se nas janelas e entradas. A envolvente, mesmo parecendo meramente um elemento formal, é um aparato que trabalha com isolamento da casa cuidadosamente desenhado, ainda que este tratamento dinâmico ao exterior não influencia os espaços altamente funcionais no interior. O interior aposta na criação de ambiente tranquilo de trabalho e moradia para o médico e seus pacientes aproveitando as excelentes vistas do vale circuncidante.

© Bor Dobrin
© Bor Dobrin
Cita: "Dr. House / Scapelab" [Dr. House / Scapelab] 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786431/dr-house-scapelab> ISSN 0719-8906