Inscrições abertas para o 14º Congresso dos Arquitectos de Portugal

O Congresso dos Arquitectos representa, desde 1948, uma forte tradição associativa e um convite à intervenção pública dos arquitetos, no contexto do trabalho desenvolvido pelas sucessivas organizações representativas dos arquitetos em Portugal.
O evento assume-se hoje em Portugal como o principal fórum de debate aberto à participação de todos os arquitetos, nos âmbitos do exercício da profissão de arquitecto e da promoção da arquitetura.

As conclusões dos trabalhos informarão a Moção do Congresso, que se pretende uma tomada de posição pública e um reflexo das preocupações e das posições dos arquitetos perante um conjunto diversificado de desafios que hoje se colocam aos arquitetos e à sociedade. 

Para isso, da Moção do Congresso deverá resultar um plano de medidas, ações e atividades concretas, que possam guiar e influenciar as próximas orientações estratégicas e políticas nacionais, determinantes para o futuro do exercício da arquitetura e para a reabilitação das nossas cidades, em estreita articulação com os objetivos europeus para 2020 estabelecidos na European Urban Agenda; nessa medida, deseja-se que as conclusões do Congresso ajudem a potenciar uma intervenção pública da Ordem dos Arquitectos conducente a uma melhoria das condições de trabalho dos arquitetos e a um reforço da importância da sua intervenção na sociedade.

Reabilitar a cidade com a arquitetura

Em 2016, a partir do lema “REABILITAR CIDADE COM ARQUITETURA“, propõe-se uma discussão em torno das ações prioritárias, linhas de orientação e definições estratégicas da intervenção institucional da Ordem dos Arquitectos (OA), passada, atual e futura, no âmbito das áreas do acesso à profissão; da formação contínua; do exercício da profissão; do papel social do arquitecto; e, do papel cultural da arquitetura, em Portugal, na Europa e no Mundo, tendo por horizonte o ano 2020, meta para a concretização, em Portugal e na Europa, de um conjunto de objetivos com implicações diretas e diversas no trabalho dos arquitetos.

A proposta para organização dos trabalhos do Congresso em três painéis estruturais – SABER, FAZER e ACONTECER – possibilita a abordagem ao tema “REABILITAR CIDADE COM ARQUITETURA” pelas várias vertentes do conhecimento, do exercício, da intervenção e da divulgação da profissão.

Para mais informações sobre o evento e sobre como se inscrever no congresso, clique aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições abertas para o 14º Congresso dos Arquitectos de Portugal" 28 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786391/inscricoes-abertas-para-o-14o-congresso-dos-arquitectos-de-portugal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.