O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Porto
  4. Itália
  5. Zaha Hadid Architects
  6. 2016
  7. Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects

Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects

Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects
© Hélène Binet
© Hélène Binet

© Hélène Binet © Hélène Binet © Hélène Binet © Hélène Binet + 25

  • Equipe de Projeto

    Vincenzo Barilari, Andrea Parenti, Anja Simons, Giovanna Sylos Labini, Cedric Libert, Filippo Innocenti, Paolo Zilli, Lorenzo Grifantini,
  • Equipe de Concurso

    Paola Cattarin, Sonia Villaseca, Christos Passas, Chris Dopheide
  • Arquiteto Local

    Interplan Seconda - Alessandro Gubitosi
  • Orçamento

    Building Consulting - Pasquale Miele
  • Engenharia Estrutural

    Ingeco - Francesco Sylos Labini, Ove Arup & Partners (prelim. design) - Sophie Le Bourva
  • Instalações

    Macchiaroli and Partners - Roberto Macchiaroli, Itaca srl - Felice Marotta, Ove Arup & Partners (prelim. design)
  • Engenharia de Transporte Marítimo

    Ove Arup & Partners (Londres) - Greg Heigh
  • Iluminação

    Equation Lighting Design (Londres) - Mark Hensmann
© Hélène Binet
© Hélène Binet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em 25 de abril de 2016, o novo Terminal Marítimo de Salerno projetado por Zaha Hadid Architects é parte integrante do plano urbanístico da cidade. Iniciado pelo prefeito Vincenzo De Luca, agora governador da região Campania, e terminado pelo prefeito Vincenzo Napoli, o plano diretor de 1993 trouxe focos de desenvolvimento através de projetos e programas essenciais para a regeneração social, econômica e ambiental de Salerno. Como parte deste plano, Zaha Hadid Architects ganhou o concurso internacional em 2000 para projetar o novo terminal.

Implantação
Implantação

Localizado no cais público que se estende até o porto de Salerno e da marina, o novo terminal marítimo gera uma continuidade na relação da cidade com o mar e estabelece novas ligações; conectando ricas tradições marítimas de Salerno com seu tecido urbano histórico e para além das colinas que emolduram a cidade.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

Como uma ostra, uma casca assimétrica protege os elementos suaves do interior; abrigando passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante a temporada turística.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo terminal marítimo é composto por três componentes interligados principais: escritórios administrativos de controle de fronteiras e companhias de navegação, o terminal de balsas internacionais e navios de cruzeiro ao redor do mundo e o terminal para balsas locais e regionais.

© Hélène Binet
© Hélène Binet
Plantas Baixas
Plantas Baixas
© Hélène Binet
© Hélène Binet

O cais gentilmente se eleva conforme os passageiros se aproximam do terminal ao chegarem da cidade, o caminho se inclina gradualmente através de rampas para levar ao nível mais alto de embarque de grandes navios e balsas. O arranjo interior do terminal orienta e conduz os passageiros através de uma sequência de espaços interiores que correm um para o outro e estão organizados em torno de pontos focais, como o restaurante e a sala de espera.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

Os passageiros de balsas locais e regionais se movem através do terminal rapidamente, entram pelo térreo e sobem através de rampas para chegar à entrada superior e os navios. Os passageiros que viajam em balsas internacionais e navios de cruzeiro são guiados sem problemas através do check-in, segurança e controles aduaneiros para o navio.

Cortes
Cortes

À noite, o brilho do terminal perto da entrada do porto agirá como um farol para o porto, saudando os visitantes.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo terminal opera, tanto funcional e visualmente, como uma transição suave entre a terra e o mar; uma formação de terra costeira que medeia entre sólido e líquido.

Dos seus terraços e janelas, o terminal oferece vistas espetaculares sobre a Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e Cilento. Positano, Capri, Paestum e Pompeia, também estão próximos. O novo terminal melhorará a acessibilidade e experiência para os visitantes das renomadas atrações culturais e naturais da região.

© Hélène Binet
© Hélène Binet

O novo Terminal Marítimo de Salerno permitirá que o porto de Salerno aumente o fluxo de balsas e navios de cruzeiro em 500.000 passageiros adicionais por ano, o que criaria até 2.000 novos postos de trabalho no setor de hotéis da cidade, serviços e comércio.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects" [Salerno Maritime Terminal / Zaha Hadid Architects] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786238/terminal-maritimo-de-salerno-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.