Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects

© Hélène Binet
Salerno, Itália
  • Arquitetos: Zaha Hadid Architects; Zaha Hadid Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artigo

Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 20

  • Equipe De Projeto: Vincenzo Barilari, Andrea Parenti, Anja Simons, Giovanna Sylos Labini, Cedric Libert, Filippo Innocenti, Paolo Zilli, Lorenzo Grifantini,
  • Equipe De Concurso: Paola Cattarin, Sonia Villaseca, Christos Passas, Chris Dopheide
  • Arquiteto Local: Interplan Seconda - Alessandro Gubitosi
  • Orçamento: Building Consulting - Pasquale Miele
  • Engenharia Estrutural: Ingeco - Francesco Sylos Labini, Ove Arup & Partners (prelim. design) - Sophie Le Bourva
  • Instalações: Macchiaroli and Partners - Roberto Macchiaroli, Itaca srl - Felice Marotta, Ove Arup & Partners (prelim. design)
  • Engenharia De Transporte Marítimo: Ove Arup & Partners (Londres) - Greg Heigh
  • Iluminação: Equation Lighting Design (Londres) - Mark Hensmann
  • Arquiteta Do Projeto: Paola Cattarin
  • Cidade: Salerno
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Hélène Binet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Inaugurado em 25 de abril de 2016, o novo Terminal Marítimo de Salerno projetado por Zaha Hadid Architects é parte integrante do plano urbanístico da cidade. Iniciado pelo prefeito Vincenzo De Luca, agora governador da região Campania, e terminado pelo prefeito Vincenzo Napoli, o plano diretor de 1993 trouxe focos de desenvolvimento através de projetos e programas essenciais para a regeneração social, econômica e ambiental de Salerno. Como parte deste plano, Zaha Hadid Architects ganhou o concurso internacional em 2000 para projetar o novo terminal.

Implantação

Localizado no cais público que se estende até o porto de Salerno e da marina, o novo terminal marítimo gera uma continuidade na relação da cidade com o mar e estabelece novas ligações; conectando ricas tradições marítimas de Salerno com seu tecido urbano histórico e para além das colinas que emolduram a cidade.

© Hélène Binet

Como uma ostra, uma casca assimétrica protege os elementos suaves do interior; abrigando passageiros do intenso sol do Mediterrâneo durante a temporada turística.

© Hélène Binet

O novo terminal marítimo é composto por três componentes interligados principais: escritórios administrativos de controle de fronteiras e companhias de navegação, o terminal de balsas internacionais e navios de cruzeiro ao redor do mundo e o terminal para balsas locais e regionais.

© Hélène Binet
Plantas Baixas
© Hélène Binet

O cais gentilmente se eleva conforme os passageiros se aproximam do terminal ao chegarem da cidade, o caminho se inclina gradualmente através de rampas para levar ao nível mais alto de embarque de grandes navios e balsas. O arranjo interior do terminal orienta e conduz os passageiros através de uma sequência de espaços interiores que correm um para o outro e estão organizados em torno de pontos focais, como o restaurante e a sala de espera.

© Hélène Binet

Os passageiros de balsas locais e regionais se movem através do terminal rapidamente, entram pelo térreo e sobem através de rampas para chegar à entrada superior e os navios. Os passageiros que viajam em balsas internacionais e navios de cruzeiro são guiados sem problemas através do check-in, segurança e controles aduaneiros para o navio.

Cortes

À noite, o brilho do terminal perto da entrada do porto agirá como um farol para o porto, saudando os visitantes.

© Hélène Binet

O novo terminal opera, tanto funcional e visualmente, como uma transição suave entre a terra e o mar; uma formação de terra costeira que medeia entre sólido e líquido.

Dos seus terraços e janelas, o terminal oferece vistas espetaculares sobre a Costa Amalfitana, o Golfo de Salerno e Cilento. Positano, Capri, Paestum e Pompeia, também estão próximos. O novo terminal melhorará a acessibilidade e experiência para os visitantes das renomadas atrações culturais e naturais da região.

© Hélène Binet

O novo Terminal Marítimo de Salerno permitirá que o porto de Salerno aumente o fluxo de balsas e navios de cruzeiro em 500.000 passageiros adicionais por ano, o que criaria até 2.000 novos postos de trabalho no setor de hotéis da cidade, serviços e comércio.

© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Stazione Marittima di Salerno, 84121 Salerno SA, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Terminal Marítimo de Salerno / Zaha Hadid Architects" [Salerno Maritime Terminal / Zaha Hadid Architects] 26 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/786238/terminal-maritimo-de-salerno-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.