Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Prateleira, Mesa, JanelaApartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Imagem 3 de 26Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Imagem 4 de 26Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Iluminação, Cama, DormitórioApartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Consuelo Jorge Arquitetos; Consuelo Jorge Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cardoso de Andrade, MisuraEmme, Perola Mármores, RB Pisos, Vallvé
  • Execução Da Obra: DDK Engenharia
  • Projeto De Ar Condicionado: Reclima
  • Projeto E Execução De Cozinha: Kitchens
  • Projeto E Execução De Automação: Taag
  • Projeto De Iluminação: Studio Ix
  • Projeto De Instalações Elétricas: Grau Engenharia de Instalações
  • Projeto E Execução De Aspiração Central: Ava Engenharia
  • Projeto E Execução De Aquecimento De Piso: Ecoclima
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Imagem 4 de 26
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradora é pós-graduada em política internacional e história da arte. Ex-executiva do setor de plástico foi CEO da indústria, hoje transita entre Nova York e Brasil pelo mundo da arte e da poesia. Suas preferências (citação da proprietária): “Mira Schendel, Franz Krajcberg, Leonilson e Tunga estão entre alguns (artistas) que me emocionam e me instigam. Há neles uma transcendentalidade. Eles emitem um grito calado, uma sublime melancolia. São viscerais, livre no tempo e no espaço. Mas têm tantos outros... eu preciso me apaixonar pelo criador e não somente pela criação.”

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Iluminação, Cama, Dormitório
© Fran Parente

 O grande desafio no desenvolvimento deste projeto foi a missão de transformar o apartamento em um espaço que pudesse conviver em sintonia a família e a arte. O foco era poder abrigar obras de arte em um ambiente moderno, arrojado, sem deixar de lado o aspecto lúdico do lar e do aconchego, valorizando toda a história de vida da moradora.

Planta Baixa - Layout

 A entrada dá o tom de que será visto no restante do apartamento. O túnel vem da vontade de não ter uma porta convencional, é um elemento de transição entre o interno e externo e faz conexão com o restante do apartamento com discrição. O túnel foi executado em madeira certificada pinus finlandês com acabamento em acrílico fosco com fechadura biométrica.

 A arte estender-se por todo o apartamento, que com o piso único em Limestone baiteg blue, traz a sensação de se estar em uma galeria. Na entrada, telas de Frans Krajcberg, Iberê Camargo e Tomie Ohtake, uma cadeira do século XII, um púlpito do Mestre Valentin, instalações de Mira Schendel e o “Estar em todo” de Angel Ramirez.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Imagem 14 de 26
© Fran Parente

 Porém, é no living de 120 m² onde a colecionadora expõe suas maiores preciosidades. A direita, telas de Liuba Wolf, Tunga, Mira Schendel, Anjo do Mestre Valentin, e caixa de madeira de Ángel Ramirez. Ao fundo, telas de Tomie Ohtake e Liuba Wolf. E a esquerda, trabalhos de Leonilson, Mira Schendel, Louise Bourgeois, Palatnik, Krajcberg, Tenreiro e Mario CravoNeto.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Dormitório, Janela
© Fran Parente

 Rodeado pelo sofá Extra Soft da Living Divani de quase 5 metros do designer Piero Lissoni e protegido pelo tapete nepalês Zili Aloe da By Kamy estende-se a Trança de Cobre de Tunga. Completa a decoração a cadeira de balanço On, criada em 1977 por Oscar Niemeyer e a luminária de pé Tolomeo Mega dos designers Giancarlo Fassina e Michele De Lucchi.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Fran Parente

 A sala de jantar transforma-se em galeria e recebe uma escultura de Liuba Wolf dos anos 60, tela de Tomie Ohtake e um genuflexório mineiro do Sec XIX. A cozinha da Kitchens com tampo em corian concrete e portas dos armários em vidro se integra a sala de jantar com mesa Tense do designer Designer P and M Cazzaniga e poltronas Flow de Jean-Marie Massaud.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Mesa, Sofá, Cadeira
© Fran Parente

 No escritório, a escrivaninha Quilombo do Arthur Casas e Poltrona Commander Jorge Zalszupin se interliga secretamente ao home theater através de estantes pivotantes iluminadas para exposição dos livros e objetos de arte, como o trabalho de arte cinética de Palatinik.

 O home theater chama a atenção pelo conforto do sofá Tufty Time de Patricia Urquiola para B&B Italia e poltrona Smoke Chair de couro natural do designer Maarten Baas. A arte complementa a decoração com a escultura do cavalo e a mulher de cerâmica de Vasco Prado e tela “Love” de Rafael Assef da galeria Vermelho.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Sofá, Mesa, Cadeira
© Fran Parente

 A varanda, protegida por cortinas em linho washed natural da JRJ, abriga esculturas de Krajcberg e Franklin da Silveira. O tacho de cobre pendurado e as cadeiras de balanço estão na família há muito tempo e a estante é da Firma Casa Conceito.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Cadeira
© Fran Parente

Na suíte master, a moradora sente-se acolhida pela cama Febo de Antonio Citterio para a B&B Italia e poltrona e puff de Portofino Bergere da Minotti (designer Rodolfo Dordoni) e pela foto p/b de Claudia Andujar. A estante Mondrian é em madeira Noce/Areia da Atrium.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Dormitório
© Fran Parente

 O closet de 36 m² foi projetado e executado pela MisuraEmme com portas de correr Segmenta laca e vidro sughero e espelho Vicenza. A decoração é concluída pela poltrona Gondola do Pierre Paulin e lustre Baccarat.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Prateleira
© Fran Parente

 O impacto ao entrar no banho da suíte master é provocado pela parede de mármore preto Nero Portoro em contraste com o restante em branco único. Sob o piso de Cumaru Rústico, está a banheira Napoli da Doka. Os metais e chuveiro são da Grohe.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Janela, Banheiro, Pia
© Fran Parente

 A filha de 11 anos cresceu em torno de arte e design. Seu quarto acompanha esta tendência com a cama Poliform Big Bed da designer Paola Navone e a tela gigante “Eu e o Coelho” da Cristina Canale. Seu banheiro, exprime seu lado princesa com louças Duravit, banheira e bica de pé Cheshire da Doka e metais Grohe, todo ele revestido em azulejo branco 15x15cm da Eliane. 

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Banheira, Banheiro, Janela, Pia
© Fran Parente

O lavabo é revestido com pintura cimento Mr. Cryl e cuba esculpida em mármore Limestone baiteg blue contrasta com a escultura branca de Domenico Calabrone e tela vermelha emoldurada em acrílico de Krajcberg.

Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos - Imagem 12 de 26
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento da colecionadora / Consuelo Jorge Arquitetos" 20 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785885/apartamento-da-colecionadora-consuelo-jorge-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.