O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Espanha
  5. Rife Design
  6. 2015
  7. Restaurante Habitual / Rife Design

Restaurante Habitual / Rife Design

  • 21:00 - 19 Abril, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Restaurante Habitual / Rife Design
Restaurante Habitual / Rife Design, © Fernando Alda
© Fernando Alda

© Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda © Fernando Alda + 11

  • Arquitetos

  • Localização

    Carrer de Jorge Juan, 19, 46004 Valência, Espanha
  • Arquiteto

    Francesc Rifé
  • Área

    300.0 m2
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Descrição enviada pela equipe de projeto. O renomado chef espanhol Ricard Camarena se uniu ao arquiteto Francesc Rifé pela quinta vez para projetar seu novo restaurante, Habitual, um projeto contemporâneo com características marcantes em todos os espaços.

Planta Baixa
Planta Baixa

Usando o conceito de "campo local", uma escolha precisa de elementos, como um único material, a madeira, e a forma mais significativa na gastronomia, o círculo, foram utilizados e implementados em todo o restaurante para criar um espaço acolhedor sem excessos. As aberturas circulares nas paredes criam um ambiente único e são uma reminiscência de um prato, um copo ou uma xícara de café. Eles são as diretrizes para o projeto.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

O nome Habitual está alinhado com os valores do seu slogan: "Comfort food", e foi escolhido para refletir a identidade do restaurante: o luxo do espaço, o aconchego e a integração acolhedora das características de um restaurante limpo e sem muitos detalhes. O Habitual foi concebido para se destacar como um lugar de conforto e aconchego. Para isso, a madeira foi usada em todo o espaço, isolando ruídos, ao mesmo tempo apresentando uma disposição interior com elementos contínuos, com personalidade.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Tudo foi inspirado pela assinatura da cozinha do chef Ricard e aparece em elementos 3D em cerâmica, como por exemplo alcachofras, cenouras, peixes e carnes.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

As aberturas circulares, de um ponto de vista técnico, contribuem como condutores de som, criando uma ambiência única para os clientes. Como uma extensão da ideia do círculo, o nome Habitual foi impresso em placas de cerâmica, enquanto a iluminação foi integrada nos furos no teto. Por fim, os furos variam em tamanho e é possível armazenar rolhas nos furos maiores, que formam uma figura de um peixe.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Criando um senso de curiosidade, os buracos no interior do restaurante permitem que os clientes vejam a rua, e para os transeuntes, que vejam o ambiente íntimo no interior, sem a necessidade de janelas tradicionais.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Em homenagem ao passado, os canos tubulares vermelhos da cobertura e da estrutura original foram mantidos aparentes e intactos. A única mudança aqui foram pequenos furos para colocar a iluminação, com o resto da iluminação colocada em lâmpadas incandescentes suspensas, criando um ambiente caseiro e íntimo.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

Uma das fachadas esconde dois anexos: um para aulas de culinária e outro usado como depósito. Ambas as áreas têm acesso frontal com portas pivotantes de vidro.

© Fernando Alda
© Fernando Alda

O restaurante fica dentro de um shopping center e tem uma área de 300 metros quadrados, com espaço suficiente para acomodar até 120 pessoas.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Habitual / Rife Design" [Habitual Restaurant / Rife Design] 19 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785765/restaurante-habitual-rife-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.