Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes

Fábrica Berluti  / Barthélémy Griño Architectes - Mais Imagens+ 11

Ferrara, Itália
© Arnaud Schelstraete

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sul de Ferrara, na planície fértil e meticulosamente cuidada do rio Po, cercado por pomares, encontra-se a nova fábrica Berluti e sua escola de fabricação de calçados de luxo.

© Arnaud Schelstraete

O conceito para o edifício deriva de uma lógica dupla: fazer desaparecer a semiologia de infra-estrutura industrial e técnica do local, e criar uma presença vibrante e cinética para o envoltório a fim de diminuir sua massa. Do edifício sobressaem: cabines de controle, chaminés, maquinário, apesar da importante necessidade de potentes ventilação e aspiração, assim como a necessidade de reforço antisísmico devido aos consideráveis riscos de tremores na área.

© Arnaud Schelstraete

Portanto, a função estrutural simplesmente não se revela. A unidade em Ferrara não é uma fábrica, mas uma genuína manufatura. A inteligência das mãos e a transmissão dos gestos ecoam no cuidado com os detalhes na construção do edifício.

© Arnaud Schelstraete

A identidade da Berluti foi contextualizada e transcrita na arquitetura da oficina. A madeira é dominante no edifício em cujas fachadas se criará uma pátina com o passar do tempo. Em secções variáveis, os suportes em cedro vermelho natural se repetem ritmicamente através das fachadas laterais, que elevam-se a partir do solo para formar um quebra-sol, que abre amplamente a oficina à paisagem da planície. Este cedro sem tratamento se transformará gradualmente em um cinza prateado conforme envelhecer.

© Arnaud Schelstraete

Grandiosa, com sua grelha de vigas de madeira resinosas, projetando sombras tecidas como grandes tranças no coração do volume, a ágora conecta e distribui todos os espaços e congrega todos os ofícios, habilidades e conhecimentos técnicos entre si: desde corte, até costura, desde o polido ao protótipo, aproveitando a inteligência das mãos e a transmissão dos gestos no coração da fabricação.

© Arnaud Schelstraete

Attentive to and complicit in the practices that the manufacture of luxury shoes implies, the architects have used beech rather than cedar for the cladding of the interior façades, in a wink to the wood utilized in the forms for making shoes and in shoe trees.

Atentos e cúmplices das práticas que a fabricação de sapatos de luxo envolvem, os arquitetos utilizaram madeira de faia ao invés do cedro para o revestimento das fachadas interas, em um gesto referente  à madeira utilizada nas fôrmas para a fabricação dos calçados.

© Arnaud Schelstraete

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ferrara, Province of Ferrara, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes" [Berluti Manufacture / Barthélémy Griño Architectes] 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785405/fabrica-berluti-barthelemy-grino-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.