O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. Itália
  5. Barthélémy Griño Architectes
  6. 2015
  7. Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes

Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes

Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes
Fábrica Berluti  / Barthélémy Griño Architectes, © Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

© Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete © Arnaud Schelstraete + 16

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ao sul de Ferrara, na planície fértil e meticulosamente cuidada do rio Po, cercado por pomares, encontra-se a nova fábrica Berluti e sua escola de fabricação de calçados de luxo.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

O conceito para o edifício deriva de uma lógica dupla: fazer desaparecer a semiologia de infra-estrutura industrial e técnica do local, e criar uma presença vibrante e cinética para o envoltório a fim de diminuir sua massa. Do edifício sobressaem: cabines de controle, chaminés, maquinário, apesar da importante necessidade de potentes ventilação e aspiração, assim como a necessidade de reforço antisísmico devido aos consideráveis riscos de tremores na área.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

Portanto, a função estrutural simplesmente não se revela. A unidade em Ferrara não é uma fábrica, mas uma genuína manufatura. A inteligência das mãos e a transmissão dos gestos ecoam no cuidado com os detalhes na construção do edifício.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

A identidade da Berluti foi contextualizada e transcrita na arquitetura da oficina. A madeira é dominante no edifício em cujas fachadas se criará uma pátina com o passar do tempo. Em secções variáveis, os suportes em cedro vermelho natural se repetem ritmicamente através das fachadas laterais, que elevam-se a partir do solo para formar um quebra-sol, que abre amplamente a oficina à paisagem da planície. Este cedro sem tratamento se transformará gradualmente em um cinza prateado conforme envelhecer.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

Grandiosa, com sua grelha de vigas de madeira resinosas, projetando sombras tecidas como grandes tranças no coração do volume, a ágora conecta e distribui todos os espaços e congrega todos os ofícios, habilidades e conhecimentos técnicos entre si: desde corte, até costura, desde o polido ao protótipo, aproveitando a inteligência das mãos e a transmissão dos gestos no coração da fabricação.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

Attentive to and complicit in the practices that the manufacture of luxury shoes implies, the architects have used beech rather than cedar for the cladding of the interior façades, in a wink to the wood utilized in the forms for making shoes and in shoe trees.

Atentos e cúmplices das práticas que a fabricação de sapatos de luxo envolvem, os arquitetos utilizaram madeira de faia ao invés do cedro para o revestimento das fachadas interas, em um gesto referente  à madeira utilizada nas fôrmas para a fabricação dos calçados.

© Arnaud Schelstraete
© Arnaud Schelstraete

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Barthélémy Griño Architectes
Escritório
Cita: "Fábrica Berluti / Barthélémy Griño Architectes" [Berluti Manufacture / Barthélémy Griño Architectes] 13 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785405/fabrica-berluti-barthelemy-grino-architectes> ISSN 0719-8906