Apartamento Granja Julieta / Cincocinco Arquitetura

Apartamento Granja Julieta / Cincocinco Arquitetura

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Mesa, Cadeira, Bancada, VigaApartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Bancada, IluminaçãoApartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Iluminação, Janela, Cama, DormitórioApartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Mesa, Cozinha, Bancada, Cadeira, VigaApartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: Cincocinco Arquitetura; Cincocinco Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  84
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariana Orsi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Deca, Eliane, Inox Coor, Keller Marcenaria, Portobello
Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Sofá, Mesa
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando os moradores viram o anúncio desse imóvel para vender logo se encantaram com seu potencial. A moradora, uma arquiteta, percebeu de cara que o apartamento tinha a planta diferenciada em relação aos novos empreendimentos residenciais, com quartos generosos e amplas esquadrias. Localizado no primeiro andar de um edifício vizinho ao parque Severo Gomez, esse apartamento na zona Sul de São Paulo possui os atributos de uma casa térrea, com vista para o verde e boa iluminação em todos os ambientes. Porém, desde sua construção na década de 80 não havia sido realizada nenhuma reforma neste imóvel. Toda a parte elétrica e hidráulica precisou ser trocada e até as janelas foram substituídas por novos caixilhos no padrão do condomínio.

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Prateleira, Sofá, Mesa, Janela
© Mariana Orsi

Feito pela extinta construtora Forma e Espaço e projetado pelo renomado arquiteto Abrahão Sanovicz, esse edifício foi desenvolvido para ser implantado repetidas vezes na cidade de São Paulo. O cuidado com a modulação da estrutura e dos caixilhos bem como utilização do desenho industrial enquanto método de projeto possibilitaram a aplicação de componentes padronizados sobre estruturas de concreto pré-moldado.

Planta Tipo

Para esse projeto não caberia, portanto, outra solução além de exaltar as características concebidas pelo arquiteto deixando as vigas aparente ao invés de esconde-las sob forro de gesso. A distribuição da iluminação foi feita com eletrodutos e perfilados metálicos e todas as bancadas, incluindo da cozinha, foram moldadas em concreto in loco utilizando os antigos armários do apartamento.

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Janela, Cadeira, Bancada, Viga
© Mariana Orsi

A planta original possuía os espaços setorizados longitudinalmente: de um lado agrupavam-se os ambientes sociais (dois quartos e a sala), voltados para a fachada principal e do outro os ambientes de serviços (cozinha, quarto e banho de empregada), voltados para a fachada interna do edifício. Para se adaptar à nova realidade e às necessidades dos residentes o dormitório de empregada foi transformado num dormitório onde fica hoje um escritório.

Planta original

A entrada de serviço foi inutilizada com a abertura da cozinha para comportar armários. A área de serviço original foi reduzida para ganhar mais espaço de bancada na cozinha e a parede que entre os dois ambientes foi substituída por porta de correr de vidro jateado.

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha, Cadeira
© Mariana Orsi

As paredes entre sala e dormitórios foram removidas e a separação entre quarto e sala é feita em marcenaria. Assim, o armário do quarto e a estante da sala compõem um conjunto único que compartilha o mesmo ponto de tv.

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Prateleira, Janela
© Mariana Orsi

A separação entre o setor leste e oeste do apartamento foi marcada por um painel de marcenaria com as portas de correr e comporta ainda um armário para louças que esconde o refrigerador da vista da sala. Neste mesmo conjunto, uma estante vazada separa a cozinha aberta dos demais ambientes permitindo a entrada de luz e a ventilação cruzada no apartamento.

Apartamento Granja Julieta  / Cincocinco Arquitetura - Prateleira
© Mariana Orsi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Granja Julieta, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Granja Julieta / Cincocinco Arquitetura" 09 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785150/apartamento-granja-julieta-cincocinco-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.