O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Costa Rica
  5. SARCO Architects
  6. 2015
  7. Casa Magayon / SARCO Architects

Casa Magayon / SARCO Architects

Casa Magayon / SARCO Architects
Casa Magayon / SARCO Architects, © Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

© Andres Garcia Lachner © Andres Garcia Lachner © Andres Garcia Lachner © Andres Garcia Lachner + 23

  • Projeto Estrutural

    Heriel S.A.
  • Projeto Elétrico

    Circuito S.A.
  • Hidráulica e Ar Condicionado

    Termoaire
  • Projeto Paisagístico

    Bryan Carlson
  • Software de Projeto

    Graphisoft Archicad
  • Mais informações Menos informações
© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Magayon está localizada na Peninsula Papagayo na região noroeste de Guanacaste, Costa Rica.  O projeto venceu a categoria "Highly Commended, Architecture Single Residence Costa Rica 2013-2014” na premiação do International Property Awards. A casa foi projetada para seguir a paisagem natural do terreno, que possui volume estreito e linear na direção leste-oeste e que se transforma em uma encosta inclinada.

A estrutura é concebida para se inserir de maneira suave no terreno com uma série de colunas metálicas que sustentam o módulo principal e todas os quartos de hóspedes, elevando a estrutura por sobre o solo. Quase nenhum movimento de terra foi realizado para construir a casa.

Planta Baixa
Planta Baixa

A disposição da casa é composta de uma série de módulos conectados por circulações externas que conferem à casa uma sensação bastante casual e permite que a casa 'cresça' em uma abordagem modular. Essa flexibilidade permite que a área ativa da casa varie de 200 m² no módulo básico até 550 m² de espaço coberto total, garantindo a eficiência energética da casa, uma vez que apenas os espaços ocupados entrem em operação. 

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

O exterior é composto de uma paleta de materiais que vão desde cubos de vidro com componentes metálicos expostos na cor amarelo escuro, paredes de cinza e verde-oliva, pisos polidos em cor natural para o interior e exterior à esquadrias em também em verde. Todos os materiais foram selecionados para comporem com as tonalidades naturais da vegetação do entorno.

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

O módulo principal concentra os espaços sociais e o quarto principal em um volume retangular com a parcela mais estreita na orientação oeste, que conta com uma cobertura em balanço de quase sete metros para proteger o espaço interior. Isso reduz o ganho solar em um quente clima tropical e abre a fachada norte para desfrutar as vistas exuberantes para a baía sem grandes ganhos solares nesta parte da casa.

Planta Baixa Inferior
Planta Baixa Inferior

O volume também tem um papel importante no aproveitamento das áreas externas. O módulo principal social proporciona sombreamento do sol da tarde aos espaços externos abertos, especialmente na estação seca, como o sol se inclina ao sul e as sombras são projetadas para esfriar as áreas externas e desfrutar as cores espetaculares do sol poente.

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

A relação interna e externa é evidente em toda a casa, com superfícies externas que possuem continuidade nos interiores, amplas superfícies de vidro do piso ao teto em quase todos os ambientes. A filosofia evidenciada na entrada principal da casa, um espaço aberto que enquadra as vistas do mar na chegada da casa, e onde está uma escultura metálica em vermelho criada pela equipe da Sarco Architects. Os banheiros também possuem característica especial: possuem paredes de vidro que vão do piso ao teto para permitir a experiência de um banho em meio às copas das árvores. O banheiro do quarto principal possui um chuveiro aberto possui portas de vidro que se abrem ao exterior para a vista da floresta e do oceano ao fundo.

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

Os arquitetos também projetaram os interiores da casa, mantendo uma linguagem simples e uma paleta discreta de tonalidades cinza e branco, além do mobiliário personalizado feito em madeira que contrastam com os elementos de pedra escura utilizados como revestimento.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa Magayon / SARCO Architects" [Casa Magayon / SARCO Architects] 08 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785144/casa-magayon-sarco-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.