O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arquitetura De Uso Misto
  4. Suíça
  5. ssm Architekten
  6. 2015
  7. Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten

Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten

Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten
Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten, © Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

© Alexander Gempeler © Alexander Gempeler © Alexander Gempeler © Alexander Gempeler + 28

  • Engenharia Civil

    Heinz Katzenstein AG
  • Engenharia

    Scherler AG Solothurn
  • S-/H-/L Ing

    Enerconom AG
  • Proprietário

    Messer Begleitung & Bestattung
  • Área Do Lote

    1 894,00 m2
  • Mais informações Menos informações
© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

"Só os opostos podem ensinar o homem sobre o mundo. Ele que não conhece a escuridão, não pode reconhecer a luz.".
Provérbio japonês.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

As linhas gerais de projeto foram determinadas pela estrutura particular e a situação diametral da cidade, o amplo espaço solicitado pelo projeto e as condições do terreno. As contradições do lugar e o espaço são o ponto de partida de uma intensa polêmica entre os opostos, como a tranquilidade e o barulho, o antigo e o novo, ou ainda, a vida e a morte.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

A ideia de um funeral habitável que será construído em uma posição proeminente urbana, implica a questão da pertinência a respeito do confrontamento diário com a morte na "porta de entrada" oeste da cidade de Solothurn. Esta disposição requer um foco muito sensível a respeito da seleção de materiais em um entorno urbano. O edifício residencial e comercial deve, por uma lado, apesar do menor volume, encaixar-se nas limitações legais de construção formal da cidade. Por outro lado, é necessário satisfazer a demanda de uma de "modéstia devota" mais restrita, que deve ser justificada em sua função. O rio acima, a caracterização do espaço viário para o edifício comercial, serve como proteção sonora e visual na parte traseira dos edifícios residenciais. Juntos, os dois edifício incluem um pátio privado que oferece a serenidade e privacidade necessárias à uma sala de estar.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

O concreto aparente da ao edifício a força necessária para existir volumetricamente dentro da estrutura da cidade. A estrutura tipo bambu de concreto rompe-se através da superfície intrinsecamente impenetrável do concreto e confere luz ao edifício através da constante mudança na acessibilidade.

Planta
Planta

O acesso ao edifício comercial é feito através de uma entrada principal no oeste. A fachada dourada nessa orientação leva os visitantes à área de recepção. A frente Bielstrasse alinhada ao pátio e às grandes janelas que se abrem a leste, permite aos visitantes um acesso contínuo aos ambientes externos sem perturbar a intimidade necessária. Uma sala de retiro com cerca de 50 assentos é aberta a pessoas de todas as culturas e religiões. O depósito de cadáveres reais pode ser acessado diretamente através de um sistema de fechamento eletrônico, dia e noite, para os desolados. Uma área de armazenamento grande para caixões está localizada no térreo e há cômodos adicionais para armazenamento no subsolo.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

A casa, que através da parte situada no edifício da casa comercial, está protegida do barulho do trânsito e foi desenvolvida de forma independente a partir do lado norte através de um pátio de dois pavimentos. O dormitório de convidados, um estúdio, uma sala de estar/refeições e a cozinha localizam-se no térreo e todos os dormitórios no primeiro pavimento. Pode-se acessar o terraço do primeiro pavimento diretamente através de uma escada a partir do pátio do térreo.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

Materialização / Construção

O desenho escolhido e os materiais utilizados cumprem com o desenho monolítico e escultórico, além de cumprir com o requisitos para a manutenção sustentável global dos proprietários do edifício. Os azulejos OSB aparentes e expostos, relaciona o edifício ao seu entorno, estabelecendo conexões com o lugar. O apoio e o desenho da estrutura maciça proporcionam um desenho de construção fácil e rápida que cumpre os requisitos acústicos e as normas termotécnicas. Componentes de isolamento otimizado em uma média de 0,1 W / m2K para superfícies horizontais e 0,12 W / m2K para superfícies verticais, assim como um envoltório do edifício compacto e denso, permitem cumprir as normas MINERGIE a um custo razoável. O intercâmbio de ar necessário entre espaços internos e externos leva a cabo a renovação do ar controlado. Este tipo de renovação pode levar a todos os apartamento um alto nível de conforto. As amplas coberturas planas verdes oferecem uma proteção contra o calor de verão e garantem a sustentabilidade necessária.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

Construção

A estrutura de suporte dos novos edifícios será realizada na construção massiva. As paredes internas são feitas em alvenaria e concreto, coberturas de concreto armado foram projetadas como uma cobertura plana. Os edifícios estão configurados por meio da aplicação de um sistema sísmico de acordo com  SIA 261 e 262. Todo subsolo dos edifícios residenciais permite uma fundação fácil e plana em um edifício sustentável e apropriado. Em casas sem subsolo, as cargas serão transferidas à camada viável no subsolo através da fundação.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

Distribuição de Calor

Trata-se de um sistema de aquecimento auto-regulador por solo radiante instalado com baixas temperaturas de funcionamento de um máximo de 30 ° C. As temperaturas do solo resultantes são de um máximo de, aproximadamente 24 ° C, o que impede o superaquecimento das residências individuais. Assim que a temperatura ambiente fica mais quente que o solo, a produção de calor se detém através da calefação por solo radiante por si mesmo. O conforto térmico cada, vez mais importante no verão, também recebe a devida consideração pelos critérios requeridos, tais como: proteção externa solar, componentes massivos não cobertos, valor g ótimo da janela, etc., que são levados em conta no projeto.

© Alexander Gempeler
© Alexander Gempeler

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten" [Residential and Commercial Building Messer / ssm Architekten] 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785122/edificio-residencial-e-comercial-messer-ssm-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.