Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten

Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten

Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: ssm architekten
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alexander Gempeler
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bruag
  • Engenharia Civil: Heinz Katzenstein AG
  • Engenharia: Scherler AG Solothurn
  • S /H /L Ing: Enerconom AG
  • Proprietário: Messer Begleitung & Bestattung
  • Área Do Lote: 1 894,00 m2
  • Cidade: Solothurn
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Alexander Gempeler

"Só os opostos podem ensinar o homem sobre o mundo. Ele que não conhece a escuridão, não pode reconhecer a luz.".
Provérbio japonês.

© Alexander Gempeler

As linhas gerais de projeto foram determinadas pela estrutura particular e a situação diametral da cidade, o amplo espaço solicitado pelo projeto e as condições do terreno. As contradições do lugar e o espaço são o ponto de partida de uma intensa polêmica entre os opostos, como a tranquilidade e o barulho, o antigo e o novo, ou ainda, a vida e a morte.

© Alexander Gempeler

A ideia de um funeral habitável que será construído em uma posição proeminente urbana, implica a questão da pertinência a respeito do confrontamento diário com a morte na "porta de entrada" oeste da cidade de Solothurn. Esta disposição requer um foco muito sensível a respeito da seleção de materiais em um entorno urbano. O edifício residencial e comercial deve, por uma lado, apesar do menor volume, encaixar-se nas limitações legais de construção formal da cidade. Por outro lado, é necessário satisfazer a demanda de uma de "modéstia devota" mais restrita, que deve ser justificada em sua função. O rio acima, a caracterização do espaço viário para o edifício comercial, serve como proteção sonora e visual na parte traseira dos edifícios residenciais. Juntos, os dois edifício incluem um pátio privado que oferece a serenidade e privacidade necessárias à uma sala de estar.

© Alexander Gempeler

O concreto aparente da ao edifício a força necessária para existir volumetricamente dentro da estrutura da cidade. A estrutura tipo bambu de concreto rompe-se através da superfície intrinsecamente impenetrável do concreto e confere luz ao edifício através da constante mudança na acessibilidade.

Planta

O acesso ao edifício comercial é feito através de uma entrada principal no oeste. A fachada dourada nessa orientação leva os visitantes à área de recepção. A frente Bielstrasse alinhada ao pátio e às grandes janelas que se abrem a leste, permite aos visitantes um acesso contínuo aos ambientes externos sem perturbar a intimidade necessária. Uma sala de retiro com cerca de 50 assentos é aberta a pessoas de todas as culturas e religiões. O depósito de cadáveres reais pode ser acessado diretamente através de um sistema de fechamento eletrônico, dia e noite, para os desolados. Uma área de armazenamento grande para caixões está localizada no térreo e há cômodos adicionais para armazenamento no subsolo.

© Alexander Gempeler

A casa, que através da parte situada no edifício da casa comercial, está protegida do barulho do trânsito e foi desenvolvida de forma independente a partir do lado norte através de um pátio de dois pavimentos. O dormitório de convidados, um estúdio, uma sala de estar/refeições e a cozinha localizam-se no térreo e todos os dormitórios no primeiro pavimento. Pode-se acessar o terraço do primeiro pavimento diretamente através de uma escada a partir do pátio do térreo.

© Alexander Gempeler

Materialização / Construção

O desenho escolhido e os materiais utilizados cumprem com o desenho monolítico e escultórico, além de cumprir com o requisitos para a manutenção sustentável global dos proprietários do edifício. Os azulejos OSB aparentes e expostos, relaciona o edifício ao seu entorno, estabelecendo conexões com o lugar. O apoio e o desenho da estrutura maciça proporcionam um desenho de construção fácil e rápida que cumpre os requisitos acústicos e as normas termotécnicas. Componentes de isolamento otimizado em uma média de 0,1 W / m2K para superfícies horizontais e 0,12 W / m2K para superfícies verticais, assim como um envoltório do edifício compacto e denso, permitem cumprir as normas MINERGIE a um custo razoável. O intercâmbio de ar necessário entre espaços internos e externos leva a cabo a renovação do ar controlado. Este tipo de renovação pode levar a todos os apartamento um alto nível de conforto. As amplas coberturas planas verdes oferecem uma proteção contra o calor de verão e garantem a sustentabilidade necessária.

© Alexander Gempeler

Construção

A estrutura de suporte dos novos edifícios será realizada na construção massiva. As paredes internas são feitas em alvenaria e concreto, coberturas de concreto armado foram projetadas como uma cobertura plana. Os edifícios estão configurados por meio da aplicação de um sistema sísmico de acordo com  SIA 261 e 262. Todo subsolo dos edifícios residenciais permite uma fundação fácil e plana em um edifício sustentável e apropriado. Em casas sem subsolo, as cargas serão transferidas à camada viável no subsolo através da fundação.

© Alexander Gempeler

Distribuição de Calor

Trata-se de um sistema de aquecimento auto-regulador por solo radiante instalado com baixas temperaturas de funcionamento de um máximo de 30 ° C. As temperaturas do solo resultantes são de um máximo de, aproximadamente 24 ° C, o que impede o superaquecimento das residências individuais. Assim que a temperatura ambiente fica mais quente que o solo, a produção de calor se detém através da calefação por solo radiante por si mesmo. O conforto térmico cada, vez mais importante no verão, também recebe a devida consideração pelos critérios requeridos, tais como: proteção externa solar, componentes massivos não cobertos, valor g ótimo da janela, etc., que são levados em conta no projeto.

© Alexander Gempeler

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial e Comercial Messer / ssm architekten" [Residential and Commercial Building Messer / ssm Architekten] 07 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/785122/edificio-residencial-e-comercial-messer-ssm-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.