Casa Meztitla / EDAA

Casa Meztitla  / EDAA - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: EDAA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yoshihiro Koitani
  • Equipe De Construção: Hans Álvarez, Yolibel Allende
  • Arquiteto Responsável: Luis Arturo García
  • Equipe De Projeto: Juan Hernández, Jahir Villanueva, Antonio Rivas, Ana Fernanda Rodríguez, Diego Ruiz Velazco
  • Cidade: Tepoztlán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Yoshihiro Koitani

Casa Meztitla é uma intervenção em um cenário silvestre. Exibe o valor do ócio, o clima tropical, os cheiros da natureza e os platôs do terreno de mais de 500 anos. Ela própria é o contexto. É a criação do espaço puro dentro do espaço natural (Paz, O,. 1987). É uma expressão de intimidade em contínuo contato com a natureza.

© Yoshihiro Koitani

A residência está localizada no município de Tepoztlán (a 100km da Cidade do México), em um terreno inclinado com terraços agrícolas e 3.800 m2 de superfície. A residência, a casa de serviço e o poço são elementos isolados e dispersos no terreno.

© Yoshihiro Koitani

A própria casa é o contexto:

Contexto social: 60% da mão-de-obra contrata era local. O projeto foi concebido para que pudesse ser executado segundo o ofício construtivo da região: o trabalho em pedra. As tarefas mais especializadas de serralheria e carpintaria foram executadas por mestres de obra da Cidade do México. 

© Yoshihiro Koitani

Contexto material: os materiais empregados são todos locais, simples e duradouros. Concreto armado, bloco de cimentício, pedra da região, madeira de pinos e peças em metal. O raio de fornecimento dos materiais não excedeu 100km. A seleção mineral dos materiais foi concebida para possibilitar seu bom envelhecimento e ao mesmo tempo minimizar a manutenção da casa. 

Planta do Conjunto

Contexto vegetal: situada em uma região com clima subtropical na ladeira, o entorno natural da casa é exuberante quanto a vegetação e umidade. A casa não é um mirante, ela é inserida dentro da natureza semi-selvagem sem alterar mais do que o espaço físico da construção. A localização dos diversos elementos que conformam a casa foram dispostos de tal modo que interferissem o menos possível nas árvores existentes. O jardim é a própria selva.

© Yoshihiro Koitani

Contexto hídrico: como uma precipitação pluvial anual de até 1.200 mm na temporada de chuva de quatro meses, juntamente à falta de abastecimento municipal de água potável e drenagem, completou-se o desenho de um sistema hídrico autônomo. A água da chuva é captada, filtrada e armazenada em uma cisterna com capacidade de 180 m3, a qual abastece as necessidades de consumo do ano inteiro. Os três terraços e dois taludes que conformam o terreno são aproveitados para canalizar a água até um poço circular a céu aberto com capacidade de 120 m3, sendo utilizada para os sanitários, irrigação e exteriores. A água para as demais tarefas é tratada através de bio-digestão para ser filtrada sem contaminantes no subsolo.

© Yoshihiro Koitani
Axonométrica
© Yoshihiro Koitani

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tepoztlán, Mor., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa Meztitla / EDAA" [Casa Meztitla / EDAA] 24 Mar 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784854/casa-meztitla-edaa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.