Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"

O concurso é a forma mais aberta e livre de acesso a projetos de arquitetura. Mas é principalmente o melhor modo para solucionar um determinado problema arquitetônico, urbano e territorial. Sob a curadoria de Luís Santiago Baptista, a exposição Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa faz, a partir dos concursos de arquitetura, uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX.

Entre essas obras contam-se o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Paris em 1937, da autoria de Keil do Amaral, a sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, assinada por Ruy Jervis d´Athougia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, o CCB, dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado. Entram ainda, entre outros projetos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, de Nuno Teotónio Pereira, o Metro do Porto, por Eduardo Souto de Moura, e a Casa de Chá da Boa-Nova, de Álvaro Siza Vieira e Fernando Távora.

Neste sentido, esta exposição é o registo crítico desse percurso pela modernidade portuguesa. Um percurso em que os arquitetos portugueses e a Ordem dos Arquitectos têm desempenhado um papel fundamental. Juntamente com a exposição — que ficará aberta até 29 de maio — será lançado um livro com uma compilação do material da mostra e um conjunto de ensaios de várias instituições ali representadas.

A exposição estará presente em dois locais em simultâneo: Garagem Sul do CCB e Galeria da Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"" 03 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784791/exposicao-arquitectura-em-concurso-percurso-critico-pela-modernidade-portuguesa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.