O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"

Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"

  • 16:00 - 3 Abril, 2016
Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"
Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa", Metrô do Porto, de Eduardo Souto de Moura. Image © Luis Ferreira Alves
Metrô do Porto, de Eduardo Souto de Moura. Image © Luis Ferreira Alves

O concurso é a forma mais aberta e livre de acesso a projetos de arquitetura. Mas é principalmente o melhor modo para solucionar um determinado problema arquitetônico, urbano e territorial. Sob a curadoria de Luís Santiago Baptista, a exposição Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa faz, a partir dos concursos de arquitetura, uma leitura das transformações em Portugal desde o início do século XX.

Entre essas obras contam-se o Pavilhão de Portugal na Exposição Universal de Paris em 1937, da autoria de Keil do Amaral, a sede e Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, assinada por Ruy Jervis d´Athougia, Pedro Cid e Alberto Pessoa, o CCB, dos arquitetos Vittorio Gregotti e Manuel Salgado. Entram ainda, entre outros projetos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa, de Nuno Teotónio Pereira, o Metro do Porto, por Eduardo Souto de Moura, e a Casa de Chá da Boa-Nova, de Álvaro Siza Vieira e Fernando Távora. 

Neste sentido, esta exposição é o registo crítico desse percurso pela modernidade portuguesa. Um percurso em que os arquitetos portugueses e a Ordem dos Arquitectos têm desempenhado um papel fundamental. Juntamente com a exposição — que ficará aberta até 29 de maio — será lançado um livro com uma compilação do material da mostra e um conjunto de ensaios de várias instituições ali representadas.

 A exposição estará presente em dois locais em simultâneo: Garagem Sul do CCB e Galeria da Ordem dos Arquitectos em Lisboa.

Cita: "Exposição "Arquitectura em Concurso: Percurso crítico pela modernidade portuguesa"" 03 Abr 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784791/exposicao-arquitectura-em-concurso-percurso-critico-pela-modernidade-portuguesa> ISSN 0719-8906