Casa A.R / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa

Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Imagem 2 de 28Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - FachadaCasa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Janela, FachadaCasa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Imagem 5 de 28Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Mais Imagens+ 23

São João da Madeira, Portugal
  • Arquitetos: Atelier d'Arquitectura J. A. Lopes da Costa; Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2009
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Aguiar
  • Colaboradores: Rita Gonçalves
  • Especialidades: Paulo Reis (Eng.), Filipe Pinho (Eng.)
  • Arquitectura: José António Lopes da Costa, Tiago Meireles
  • Cidade: São João da Madeira
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Fachada
© Manuel Aguiar

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa é toda forrada a mármore branco de Estremoz e a sua horizontalidade é acentuada pelas lajes de betão, que marcam os pisos, nos alçados. Na fachada Nascente o elemento da escada toma uma importância quase escultórica.

O acesso à casa faz-se a Nascente, libertando a zona Poente para a piscina e os pátios de estar.

Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Escada, Corrimão
© Manuel Aguiar

A construção é constituída por um corpo principal de 2 pisos (rés-do-chão e piso 1), aberto sobretudo a Poente, que se implanta perpendicularmente à rua. Um segundo corpo, constituído apenas de rés-do-chão (e parcialmente cave), remata o conjunto a Norte.

Planta 1

No volume principal da casa situam-se as salas de estar e de jantar, o quarto de brinquedos, com um banho de apoio que lhe permite funcionar também como quarto de amigos e, já na transição para o corpo mais baixo, a cozinha e a área de serviço.

O corredor de distribuição a Nascente acompanha as escadas que marcam volumetricamente o alçado e que têm a particularidade de serem translúcidas sob os degraus. Resulta daqui um surpreendente jogo de luz no interior da habitação.

Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Janela, Corrimão
© Manuel Aguiar

Todos os quartos estão voltados a Poente, abertos sobre uma varanda contínua, que assegura igualmente alguns espaços de sombra às salas de jantar e de estar, situadas no rés-do-chão.

Casa A.R  / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa - Janela, Fachada
© Manuel Aguiar

A suite do casal e o escritório podem assumir-se como um pequeno apartamento e tiram partido de um pequeno terraço a Sul.

A zona verde circunda toda a construção, junto aos muros de vedação.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa A.R / Atelier d'Arquitectura J.A Lopes da Costa" 30 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784585/casa-ar-atelier-d-arquitectura-ja-lopes-da-costa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.