O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. México
  5. estudio ALA
  6. 2014
  7. Capela Centinela / estudio ALA

Capela Centinela / estudio ALA

  • 21:00 - 28 Março, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Capela Centinela / estudio ALA
Capela Centinela / estudio ALA, © César Béjar
© César Béjar

© César Béjar © César Béjar © César Béjar © César Béjar + 30

© César Béjar
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O requerimento da empresa Tequilera Centinela consistiu no desenho de um recinto que abrigaria eventos religiosos e sociais, sendo que os principais desejos eram: a integração com os edifícios existentes e uma alta versatilidade na distribuição da sua planta.

© César Béjar
© César Béjar

O edifício está localizado no interior da Tequilaria Centinela na parte alta de Jalisco, no qual buscou-se fazer uma reinterpretação dos espaços religiosos, casas antigas e fazendas da região que haviam sido construídas com adobe nos tempos de colônia.

© César Béjar
© César Béjar

Observando a relação direta e flexível que possuem estes espaços com as pessoas, chegamos a solução da sua planta e é com a constante mudança na localização da cruz e o abrir e fechar das portas que se consegue modificar a distribuição.

Planta
Planta

Os espaços originados entre seus muros emolduram vistas essenciais da paisagem e com o volume dominante define-se o espaço com maior carga espiritual, já que sua abertura zenital permite a entrada de luz ocasionando dramáticas sombras, ressaltando a sensação de um espaço sagrado para contemplar a transição do sol que ressalta a cor vermelha do adobe e reafirma a relação com seu contexto.

© César Béjar
© César Béjar

É por esta materialidade e qualidade espacial que no conjunto se percebe harmonia, surgindo como um refúgio de sombra e resguardo para seus visitantes. Estas qualidades são possíveis sem a necessidade de sistemas especiais ou trabalhos extensivos para sua manutenção. É simplesmente por meio da sua localização, orientação solar e materialidade que os espaços no seu interior brindam qualidades idôneas para o ser humano.

© César Béjar
© César Béjar

O adobe é o material primário do projeto e é graças a aplicação do aço e suas propriedades estruturais que o adobe pode ser protagonista em estruturas que desafiam as características naturais dos seus componentes, sendo um exemplo a abertura de 13 metros de comprimento na qual se sustenta um muro duplo de abobe com 8 metros de altura.

© César Béjar
© César Béjar

As paredes duplas de adobe são percebidas com uma dualidade extraordinária, por uma parte pelo grande caráter que nos transmite sua materialidade e por outro lado com uma grande leveza gerada pela fluidez das aberturas e pela continuidade da paisagem.

Detalhe
Detalhe

No processo da fabricação da tequila, surge o bagaço (resíduo da extração do suco da fibra da agave) que é utilizado junto as terras da região para a produção do adobe como fibra para unir a argila evitando a fissura do adobe. Ao estar localizado dentro de uma fábrica de tequila o bagaço cumpre um ciclo importante, já que em conjunto com a terra da região compõe as paredes da edificação.

© César Béjar
© César Béjar

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
estudio ALA
Escritório
Cita: "Capela Centinela / estudio ALA" [Capilla Centinela / estudio ALA] 28 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784527/capela-centinela-estudio-ala> ISSN 0719-8906