Estrela SensÍvel / Estúdio Guto Requena

  • Arquitetos: Estúdio Guto Requena; Estúdio Guto Requena
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1455
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casel˙dico

Estrela SensÍvel / Estúdio Guto Requena - Mais Imagens+ 26

  • Equipe De Projeto Estudio Guto Requena: Daniel Vianna, Guilherme Giantini, Bruno Baietto
  • Instalação Interativa Por : Guto Requena
  • Desenvolvimento Da Arquitetura: Daniel Vianna
  • Evento Criado Por : Agency Hands
  • Software, Hardware E Audio Research: Felipe Merker Castellani and Fernando Falci de Souza
  • Video: Filmes Para Bailar
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto desenvolvido para a edição 2016 do Heineken Up On The Roof convida o público a lançar novos olhares sobre a cidade, observar sua transformação, ver do alto a caótica e,ao mesmo tempo, brilhante e apaixonante São Paulo. Uma oportunidade para declarar amor por esta metrópole brasileira.

Foi escolhida a cobertura de um dos mais altos edifícios do Brasil, o Edifício Mirante do Vale, construção de 1966 sob autoria de Waldomiro Zarzur e Aron Kogan, localizada no Vale do Anhangabaú, centro histórico de São Paulo.

© Pedro Kok
Planta
© Pedro Kok

Abandonada por mais de três décadas, essa cobertura foi transformada em um grande lounge com bar na área coberta, pista de dança ao ar livre com vista para a cidade, além de uma instalação de arte interativa chamada “Estrela Sensível” montada no heliponto.

© Pedro Kok

A coleção de móveis “Mirante”, desenhada com exclusividade para o evento, toma como inspiração o próprio edificio e sua arquitetura Modernista. Os móveis são feitos em MDF e expressam as linhas de concreto do espaço e servem tanto como mobiliário de bar quanto doméstico.

© Pedro Kok

A linha foi registrada em Open Source Design (copyleft), de modo que qualquer pessoa possa baixar os arquivos técnicos e reproduzí-los livremente por meio de um Fablab ou Makerspace, por fabricação digital.

© Pedro Kok

Estrela Sensível

Doca detalhe

No heliponto foi construído um pavilhão arquitetônico em forma de estrela que interage aos estímulos das pessoas e do ambiente através de um grupo de sensores, respondendo com luzes e sons. Um grande instrumento musical em que os visitantes remixam com o próprio corpo em movimento dentro da estrela, a paisagem sonora coletada no entorno do edifício, como feiras de rua, trânsito, praças, Mercado Municipal e o Mosteiro de São Bento.

© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo, São Paulo - Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estrela SensÍvel / Estúdio Guto Requena" [Sensitive Star / Estúdio Guto Requena] 26 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784396/estrela-sensivel-estudio-guto-requena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.