Täby Torg / Polyform

Täby Torg / Polyform - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Polyform; Polyform
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Interoc
  • Equipe De Projeto: Jonas Sangberg, Thomas Kock, Jette Kristensen, Christoffer Lissau Lund, Ola Nielsen, Lotte Fjendbo Møller, Signe Hertzum, Nikolaj Frølund Thomsen og Lars W. Maarbjerg
  • Consultants: Grontmij Malmø, ÅF Lighting, Sydark Konstruera, Tyréns, Anleka, KÅWE Konstruktioner HB og PK3
  • Cliente: Prefeitura de Täby
  • Orçamento: 45 Mio. DKR
  • Cidade: Täby
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
© Åke Lindmann

Descrição enviada pela equipe de projeto. A inauguração Täby Torg marca um novo capítulo na história da cidade de Täby. O Centro da cidade é parte do programa sueco "Programa de Milhões" que foi executado nos anos 1960. O projeto buscava construir um milhão de apartamentos para resolver um grave problema de habitação. Este programa foi um grande sucesso ao proporcionar habitação, mas resultou na criação de subúrbios sem uma centralidade ou local de encontro. No começo do novo milênio, a Prefeitura Municipal optou por uma estratégia de densificação para abrigar a vida urbana, que levou à ideia de transformar o estacionamento do Shopping de Täby em uma praça para os cidadãos se encontrarem em atividades diversas, eventos e desfrutar da vida urbana. A praça tinha como objetivo ser o novo centro da cidade e uma peça central da nova identidade da área.

Implantação

O conceito

O conceito de POLYFORM Architects para o Täby Torg era criar um "espaço de oportunidades"- um térreo multifuncional onde a vida urbana se desdobrasse. Esta não é apenas uma praça. É organizado em seis praças abrindo uma grande variedade de possibilidades:
1 - A praça de sentar te convida a aproveitar o sol.
2 - A praça do mercado cria uma moldura para as atividades das feiras de hortifruti e 'mercado de pulgas'.
3 - O espaço do palco é um grande palco à céu aberto que abriga atividades de teatro e concertos.
4 - O espaço de luz consiste em um espaço com duas fileiras de postes para iluminação.
5 - O campo de brincadeiras laranja é um espaço divertido para as crianças da localidade.
6 - A praça d'água conta com 120 jatos de água que funcionam simultaneamente para se tornar a maior fonte de água da Suécia. 
O padrão linear como um código de barras permite que cada uma das seis zonas tenha sua própria identidade sem deixar de estarem conectadas entre si. O espaço urbano é conectado através da luz; mais de 500 unidades de iluminação criam diferentes experiências da praça em função da época do ano, se convertendo em um espaço urbano bonito e acolhedor durante os vários dias escuros do inverno sueco.

© Wichmann + Bendtsen
Corte

Materialidade e Função:

Täby Torg é pavimentada com placas de concreto branco polido. As diferentes subpraças são revestidas com materiais diferentes como a pedra natural, concreto, revestimentos de borracha e ferro fundido. Eles destacam a identidade e as funções de cada praça tanto de forma gráfica como programática. A rua paralela e a praça está separada por uma fileira de grandes postes de luz em formato de L que também agem como mobiliário urbano, além dos pavilhões em ferro escuro. Estes pavilhões estão destinados a serem alugados para cafés ou lojas.

© Åke Lindmann
Corte

Conceito de Iluminação

A estratégia de iluminação destaca o partido arquitetônico que a praça deve funcionar como um "espaço de oportunidades" flexível. Portanto, a iluminação foi organizada em seis zonas para se relacionarem com cada espaço e dar apoio às funções específicas. A praça também deve funcionar como um conjunto visual, onde os elementos individuais se complementam entre si em uma composição coerente. Toda a praça então pode ser observada como um grande quadro, onde os cenários visuais se desenvolvem para enfatizar as atividades, a época do ano ou a hora do dia.

© Wichmann + Bendtsen

Um convite à vida urbana

Täby Torg é agora um ponto de encontro multifuncional desenhado para suporte a uma grande variedade de atividades em uma praça de 10.000 m². O espaço urbano é um lugar para os cidadãos de Täby se reunirem, para os mercados de agricultores, para grandes shows e para aproveitar os dias de verão nos cafés enquanto as crianças brincam no parque infantil laranja. Este espaço cotidiano dinâmico é criado tanto para os grandes eventos como para as pequenas atividades cotidianas - um convite aberto à vida urbana.

© Wichmann + Bendtsen
Diagrama

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:183 70 Täby, Sweden

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Täby Torg / Polyform" [Täby Torg Square / Polyform] 26 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784357/taby-torg-polyform> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.