O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Governamental
  4. Chile
  5. PLAN Arquitectos
  6. 2015
  7. Câmara Municipal de Constitución / PLAN Arquitectos

Câmara Municipal de Constitución / PLAN Arquitectos

Câmara Municipal de Constitución / PLAN Arquitectos
Câmara Municipal de Constitución / PLAN Arquitectos, © Pablo Blanco
© Pablo Blanco

© Pablo Blanco © Pablo Blanco © Pablo Blanco © Pablo Blanco + 28

  • Arquitetos

  • Localização

    Constitución, Maule, Chile
  • Autores

    Rodrigo Cáceres Moena, Alejandro Vargas Peyreblanque, Alvaro Gonzalez Bastías
  • Desenho Estrutural

    JC Ingenieros
  • Área

    3033.0 m²
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da câmara municipal de Constitución foi concebido não só por causa da necessidade de unificar todos os escritórios do governo local em um prédio, mas também como parte da reconstrução da cidade, que foi devastada por um terremoto em 2010. O edifício está localizado no centro cívico e adjacente ao edifício atual da Câmara Municipal, que deve ser reformado e ampliado.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

A cidade tem uma particularidade em comparação com outras cidades de médio porte na região central chilena, porque, na frente de sua "praça principal", possui em sua frente um terreno com dimensões iguais, aberto e circulável, chamado de "Centro Cívico", que é transformado em um complexo de duas praças conectadas e unidas visualmente.

Planta Baixa - Pavimento Térreo
Planta Baixa - Pavimento Térreo

Neste "Centro Cívico", o nosso projeto é implantado numa série separada de volumes e formas isoladas entre si. A virtude desta situação é a criação de um projeto aberto, não-invasivo à morfologia atual do lugar.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

As circulações unificam esses volumes, incluindo o edifício existente, permitindo o acesso aos serviços da Câmara Municipal de diferentes locais, resultando em uma melhor versatilidade e se aproximando do prédio pelos usuários.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

As alturas do projeto são determinadas de acordo com o contexto de cada volume. É mantida uma altura de dois níveis assim como o edifício existente e para o interior se apresentam três níveis, equiparando à altura do antigo teatro - já demolido.

Por outro lado, tivemos uma dificuldade técnica no sistema de fundação, devido à presença de um metro de profundidade de água, que cerca o prédio por todos os lados no nível do estacionamento subterrâneo.

Corte
Corte

Optamos por uma laje de fundação com um lastro de um metro, em oposição à pressão da água. Esta solução foi combinada com uma membrana impermeável contínua que impede a entrada de água para o nível mais baixo. A vantagem desta solução reside em respeitar os níveis de fluxos de águas subterrâneas, o que é ambientalmente amigável, conseguindo também economizar energia através deste procedimento.

© Pablo Blanco
© Pablo Blanco

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Câmara Municipal de Constitución / PLAN Arquitectos" [Consistorial de Constitución / PLAN Arquitectos] 31 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784276/camara-municipal-de-constitucion-plan-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.