Curso Livre Arquitetura Paulistana – Módulo 6

O curso livre Arquitetura Paulistana, organizado pelo arquiteto Marco Artigas e promovido pela Escola da Cidade, chega ao sexto módulo. Independente do desenho da arquitetura, independente da sua escala, do seu uso ou da sua localização, a organização do curso sempre será acompanhada pelo autor do projeto e eventualmente algum outro convidado que tenha participado do desenvolvimento do desenho.

A possibilidade de conversar com esses arquitetos é uma forma de poder questioná-los e entender o que de fato propõe esses artistas paulistanos para uma cidade com uma identidade difícil de ser compreendida. A participação dos inscritos no Arquitetura Paulistana é muito importante para a dinâmica das visitas. Levar perguntas formuladas, inquietações ou qualquer outra forma de interação, tanto com a organização quanto com o convidado torna o diálogo mais horizontal e traz um caráter mais informal para a conversa.

O curso é livre. A relação dos arquitetos e estudantes de arquitetura com o público geral é de extrema importância para a valorização da cultura arquitetônica. O público se torna mais crítico, enquanto o arquiteto aprende a ouvi-lo melhor. As visitas se estendem ao longo do semestre, quinzenalmente e sempre aos sábados de manhã.

Histórico

Obras visitadas: Pinacoteca (Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli), O2 Filmes (Cristina Xavier), Museu do Futebol (Mauro Munhoz), Praça das Artes (Brasil Arquitetura), Residência no Butantã (Eduardo de Almeida), Casa Helio Olga (Marcos Acayaba e Helio Olga), Conjunto Habitacional Heliopolis (Biselli Katchborian), entre outros.

Na internet

Desde o terceiro módulo, algumas aulas do curso são gravadas e disponibilizadas no site da Escola da Cidade, no canal do youtube do curso (Arquitetura Paulistana) e replicadas no site ArchDaily Brasil.

Arquitetura Paulistana - Módulo 6

De 02 de abril a 25 de junho - total de 6 aulas

Obras

A escolha das obras tem como ponto de partida a sua relação com a cidade, as diferentes escalas de construção e os diversos usos dos edifícios. O curso considera a diferença de características entre as obras o ponto fundamental para uma interpretação mais livre e abrangente da arquitetura e do urbanismo.

O deslocamento até a obra fica a cargo do aluno e pode-se se dizer que ele já faz parte da visita. A percepção do percurso constrói a relação da obra com a cidade e com os usuários que vivem ou trabalham no local. É uma maneira sensível de perceber o conceito da obra vivenciada.

Convidados Módulo 6

  • Una Arquitetos
  • AR Arquitetos
  • Andrade Morettin Arquitetos
  • Ruy Ohtake (aula de encerramento)
  • Mais duas a confirmar

Material de aula

Todos os inscritos receberão um pequeno caderno a cada visita. O caderno será enviado por e-mail antes e entregue fisicamente para todos na obra, para fazer anotações, desenhos, etc.

Custo do curso

  • Público externo: R$ 340,00
  • Alunos, ex-alunos e professores da Escola da Cidade: R$ 280,00
  • OBS. As aulas serão fechadas conforme disponibilidade dos convidados e poderão sofrer alterações conforme o desenrolar do curso.

Inscrição

A inscrição é feita pelo site da Escola da Cidade. Para mais informações, curta a página do curso no facebook, acompanhe no instagram (@arquiteturapaulistana) ou siga nosso canal no youtube, “Arquitetura Paulistana”.

Marco Artigas

Marco Artigas é arquiteto formado pela Escola da Cidade e pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados com projetos em colaboração com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador-Bahia), com o arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente na disciplina de Projeto para o primeiro ano na Escola da Cidade, entre de 2011-12. Ministra o curso livre Arquitetura Paulistana e atualmente trabalha no seu próprio escritório, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Curso Livre Arquitetura Paulistana – Módulo 6" 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784273/curso-livre-arquitetura-paulistana-nil-modulo-6> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.