Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 2 de 19Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 3 de 19Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 4 de 19Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 5 de 19Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Mais Imagens+ 14

Montalvo, Equador
Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 2 de 19
© Juan Carlos Donoso

Descrição enviada pela equipe de projeto. Era uma vez um pequeno município chamado Montalvo, que tem 24.000 habitantes, a 20 minutos de Babahoyo, cidade capital da província de Los Rios, na região costeira de um país distante chamada Equador. Esta região tem um clima de cerca de 25 °C em média com alto nível de precipitações no inverno.

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 13 de 19
Isométrica Explodida

Um dia, uma jovem família empreendedora decidiu construir uma casa no centro do município. Foi aí que surgiu o princípio da dualidade. (A dualidade sempre foi em todos os lugares (polido / rústico, vazio / cheio, ficção / realidade, silêncio / ruído, leveza / peso, luz / sombra).

O piso térreo foi materializado com tijolos à vista, tomando como metáfora o rústico com a dinâmica das atividades cotidianas, no piso superior, o envelope branco encontra um equilíbrio entre a tectônica e o habitat.

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 3 de 19
© Juan Carlos Donoso

Durante o processo de concepção e construção, o principal foco estava em alterações mínimas na busca de minimizar os custos, manuseio de materiais e qualificar os vários espaços, aproveitado os pontos de vista e desolações respondendo ao seu ambiente. Foi feita uma construção artesanal in situ, utilizando a técnica e mão de obra local.

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 15 de 19
Planta Baixa
Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 4 de 19
© Juan Carlos Donoso
Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 14 de 19
Planta Baixa

No final foi criada uma arquitetura que nos convida a compreender a tectônica como identidade e o habitat como um recurso, que funcionam como uma história, capazes de provocar suspense, risos, emoção, surpresas ou reflexão, para nos ajudar a compreender nossa intenção de que tudo isso está claro e definido; e nós podemos aceitar que vamos encontrar-nos com um universo de possibilidades e confusões de interpretação.

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 9 de 19
© Juan Carlos Donoso

Cada um cria a sua verdade sobre a casa, a batiza, coloca um nome, coloca sua marca na tentativa de criar e contar a sua história, ou criar a sua própria história estando nela...

Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura - Imagem 12 de 19
© Juan Carlos Donoso

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa dos mil e um contos / Natura Futura Arquitectura" [The House of a Thousand and One Tales / Natura Futura Arquitectura] 29 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784260/casa-dos-mil-e-um-contos-natura-futura-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.