Uma porta para a paisagem / Arnau estudi d'arquitectura

Uma porta para a paisagem / Arnau estudi d'arquitectura - Mais Imagens+ 17

© Marc Torra

Descrição enviada pela equipe de projeto. Num espaço indeterminado em um antigo hospital; devemos projetar um novo posto de turismo para a cidade. Começamos procurando o espaço e o fazemos tendo em conta os valores da cidade e seus arredores - paisagem, história, cultura, identidade -, que queremos transmitir, mas também o envolvimento na história da cidade: entendemos que um edifício público é ao mesmo tempo um espaço público.

© Marc Torra

O espaço escolhido são os armazéns e câmaras da antiga cozinha: um corredor abobadado, situado entre uma rua de pedestres e um pátio com varandas que tem um grande valor histórico e arquitetônico.

© Marc Torra

A escolha deste espaço dá a este projeto um grande desculpa para recuperar o pátio como um lugar de passagem, importante para a vida social da cidade. Um papel perdido quando uma das duas entradas foi fechada na década de sessenta, devido à extensão do hospital. É por isso que decidimos abrir duas novas entradas para o pátio, de onde a sede pode ser acessada.

Croqui

Uma das entradas, situada na esquina, passa sob as escadas majestosas do hospital, construído em 1729, e nos leva para a varanda do século XVI. Esta entrada, com a sua presença visual marcante nos arredores, liga o pátio e o escritório de turismo com a praça do mercado.

© Marc Torra

Nós entendemos o layout do espaço linear do escritório de turismo como uma sequência de sensações que o visitante deve experimentar: desde os pontos de informação de auto-atendimento na entrada até a área de descanso ou a loja de presentes indo através da instalação audiovisual inspiradora estrategicamente localizada justo antes do coração de escritório: balcões personalizados de atendimento ao cliente.

© Marc Torra

Os principais materiais escolhidos para esta remodelação são os que já existiam lá: argila vulcânica tirada do subsolo e utilizado em três texturas no pavimento, o sistema estrutural complexo de abóbadas e arcos do teto, a rocha vulcânica da parede e do pilares. Estes materiais são complementados com o aço e carvalho da mobília e com o junco e vime das cadeiras e lâmpadas, realizados por um artesão local e especialmente concebidos para o projeto.

© Marc Torra

Em suma, matéria da terra para um projeto que deve ser a porta de entrada a uma paisagem concreta: a paisagem que somos.

© Marc Torra

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Olot, Girona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Uma porta para a paisagem / Arnau estudi d'arquitectura" [A Door to the Landscape / Arnau estudi d'arquitectura] 27 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784250/uma-porta-para-a-paisagem-arnau-estudi-darquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.