Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 2 de 14Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 3 de 14Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 4 de 14Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 5 de 14Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Territori 24
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1652
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Arquitetos Responsáveis: Adrià Calvo L’Orange, Ivan Pérez Barés, Bet Alabern Cortina, Alvaro Casanovas Leal
  • Promotor: Distrito de Sant Andreu - Prefeitura de Barcelona
  • Construtora: UTE Serom-Sogesa
  • Engenharia: Caba sostenibilitat: Xavier Saltó Batista
  • Orçamento: 2.175.678,83€
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 5 de 14
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo Centro Cívico é o primeiro equipamento social com certificado LEED Platinum para novas construções na Espanha.

Além de obter o certificado energético A, o projeto conseguiu o maior reconhecimento apostando em uma concepção global de obra, integrando arquitetura e soluções de eficiência energética. A obra combina espaços de grande qualidade para o usuário e uma sustentabilidade sem precedentes na Espanha, evitando grandes alardes tecnológicos.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 8 de 14
© Adrià Goula

No bairro humilde, isolado do resto da cidade, o novo equipamento dinamiza a trama social. Dentro dos 1700 m2 aloja um espaço de exposições, oficinas, um espaço destinado ao ócio e a formação de pessoas mais velhas e uma sala de atos aberta ao bairro.

Partindo de uma planta quadrada compacta de 40x40m, são feitos recortes em forma de pátio e são utilizados tubos solares e claraboias para dotar de luz natural todos os cômodos.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 11 de 14
Corte 1
Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 10 de 14
Planta Baixa
Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 12 de 14
Corte 2

A cobertura é um jardim e a fachada dobra-se com uma vegetação. Assim consegue-se um espaço intermediário que filtra os visuais desde o interior. Esta segunda fachada ao mesmo tempo servirá de sistema anti-vandalismo e para a segurança dos usuários.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 4 de 14
© Adrià Goula

Os espaços interiores são tratados de maneira individual, estudando os requerimentos acústicos e sensoriais de cada aposento. A acústica modula-se com a utilização de painéis deslocados do teto de concreto aparente e cortinas que subdividem os espaços.

A sinalização feita a partir de projeções amórficas de textos, orienta os usuários ao mesmo tempo que utiliza um recurso econômico para dotar o espaço de singularidade.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 7 de 14
© Adrià Goula

Sustentabilidade desapercebida

A edifício consume 48% menos que um edifício padrão e produz, através de placas fotovoltaicas, 16% da energia consumida. O projeto está desenhado para que se mantenha refrigerado no verão embasando o conforto térmico na inércia e na ventilação. 

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 14 de 14
Diagrama

100% da água utilizada para irrigação e para os banheiros provem da água da chuva. 93% dos espaços possuem luz natural, diminuindo o gasto com energia elétrica e melhorando a qualidade e conforto do seu interior.

Este é um edifício livre de agentes contaminantes, como mercúrio, garantindo a qualidade do ambiente. Inteiramente pré-fabricado e construído em seco, diminui o impacto e as emissões de todo seu ciclo de vida em 41%.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 6 de 14
© Adrià Goula

Inovação

A utilização de diferentes sistemas pré-industrializados permitiram otimizar o processo de execução. A estrutura é definida com um sistema de pórticos pré-fabricados de concreto. A fachada divide-se em duas tramas horizontais. Uma faixa superior de painéis pré-fabricados de concreto com ruptura térmica que incorporam acabamento, câmara de ar, isolamento e estrutura de suporte.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 13 de 14
Detalhe

A faixa inferior é a que incorpora as aberturas de cada aposento em função da sua orientação e carga energética. As janelas são combinadas com um revestimento exterior de madeira tecnológica.

Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24 - Imagem 2 de 14
© Adrià Goula

Aplicando estes critérios consegue-se construir um edifício altamente sustentável com um orçamento 34% inferior a um equipamento padrão na cidade de Barcelona.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer de Quito, 8, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Cívico Baró de Viver / Territori 24" [Baró de Viver Civic Center / Territori 24] 24 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784239/centro-civico-baro-de-viver-territori-24> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.