O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro Comunitário
  4. França
  5. NOMADE Architects
  6. 2015
  7. Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects

  • 17:00 - 22 Março, 2016
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects
Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects, © Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

© Mathieu Ducros Bd © Mathieu Ducros Bd © Mathieu Ducros Bd © Mathieu Ducros Bd + 27

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro Social George Brassens, em Creil, é conhecido como um lugar inevitável, uma muralha contra as dificuldades e uma presença fundamental nesta região sensível. O novo Centro Social da cidade de Creil foi inaugurado em abril de 2015, executado pela empresa de arquitetura NOMADE, como um marco fundamental do projeto de renovação urbana que dá um novo olhar para o Planalto Roucher.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

O desafio da renovação urbana

Durante a última década, Creil em parceria a Agência Nacional de Renovação Urbana, projetou a estratégia de renovação urbana da região Rouher. Esta área, localizada na margem esquerda do Oise, no planalto que domina a cidade, é tipicamente um grande conjunto de construções de 1960.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Neste contexto que, em 2010, Creil iniciou dois processos de demolição e reconstrução do Centro Comercial de Dunant e do Centro Social George Brassens. O objetivo é incentivar a renovação e diversificação de funções habitacionais e urbanas, a fim de abrir a área do bairro a seus moradores. O reforço da atração comercial, da qualificação dos espaços e paisagens urbanas, bem como a modernização do centro social deve gerar uma nova centralidade para toda a região.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Um projeto contextualizado bicéfalo

O NOMADE desenvolveu um projeto contextualizado como uma interface urbana aberta ao seu entorno, que está ligada de forma ativa ao espaço público re-qualificado. Esta abordagem foca em respeitar o desejo do proprietário do projeto de conhecer e realizar um novo centro, como um lugar de encontro, participação e apreciação da imagem do bairro. O projeto é composto por dois edifícios separados por uma circulação: esta organização não só promove uma identificação clara das duas infraestruturas, mas também define uma operação autônoma para cada uma delas.

Planta Baixa
Planta Baixa

O centro comercial ocupa uma posição central na esplanada. O centro social, juntamente com o centro comercial anima o boulevard. Os dois edifícios expandem-se para um "L", de forma a consolidar uma fachada urbana na passarela, pela liberação de um bloco central mais íntimo, para um uso privado. Seu intercâmbio de arquitetura gera uma unidade urbana e uma consistência que reforça a sua legibilidade. 

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Uma arquitetura leve, tranquila e de qualidade

A arquitetura desenvolvida pelo NOMADE se baseia em dois edifícios espelhados, baixos e muito abertos, liberando um sentimento de serenidade e oferecendo uma qualidade que define a nova identidade do bairro. As cores e materiais, tais como a estrutura de concreto e as fachadas estampadas brancas, também foram selecionadas por sua qualidade e durabilidade. Esta qualidade foi identificada usando um modelo de revestimento de madeira com uma cor branca envernizada e iluminada. O objetivo principal de arquitetura destes dois edifícios foi coordenado para manter a coerência de todo o projeto.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

O centro social é caracterizado por sua transparência, gerada usando as paredes de cortina salientes iluminadas pela carpintaria de alumínio anodizado. A alternância de vidro fosco e transparência gera o ritmo da fachada. Nas carpintarias, o padrão é destacado pela implementação de painéis de alumínio perfurados fixos, que qualitativamente substituem o uso de grades de proteção e ventilam os locais. Elas criam um conjunto de reflexos metálicos, uma vibração, que melhoram a evanescência do edifício. Alterando a distância e o movimento, de acordo com o tempo, a delicada perfuração dos painéis de alumínio fortalece a percepção da arquitetura.

Corte
Corte

Já o centro comercial é marcado pela implementação de painéis deslizantes na fachada. Este é também um sistema estético e técnico combinado que oferece uma alternativa fixa e funcional, para usar as portas de enrolar comerciais.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Em coerência com o roteiro arquitetônico do centro social, uma parede-cortina se apóia na fachada do ponto de vista interno, em uma conversa dinâmica com o centro social. O aspecto linear levemente distorcido da fachada na passagem cria um lugar público com um apelo urbano.

© Mathieu Ducros Bd
© Mathieu Ducros Bd

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
NOMADE Architects
Escritório
Cita: "Reforma do Centro Social em Creil / NOMADE Architects" [CREIL Social Center Renovation / NOMADE Architects] 22 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784148/reforma-do-centro-social-em-creil-nomade-architects> ISSN 0719-8906