Escola Newtown / Abin Design Studio

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 2 de 26Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 3 de 26Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 4 de 26Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 5 de 26Escola Newtown / Abin Design Studio - Mais Imagens+ 21

Kolkata, Índia
  • Equipe De Projeto: Abin Chaudhuri, Paromita Chatterjee, Poorvi Dugar Ajmera
  • Arquiteto Responsável: SBA Spectra Consultants
  • Fachadas, Interiores, Paisagismo E Arquitetura: Abin Design Studio
  • Estrutura: SPA Consultants
  • Mobiliário: Beautiful Living
  • Consultoria E Fabricação Das Fachadas: Annex Design Pvt. Ltd
  • Sinalização: Ins & Out
  • Cidade: Kolkata
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações

"O projeto da fachada para esta escola veio até nós quando a construção dos dois blocos já estava em andamento. Os blocos eram bastante genéricos, com seis pavimentos de salas de aula, laboratórios e outras instalações voltadas para os pátios centrais. Nossa tarefa era trabalhar dentro destes parâmetros existentes para dar uma identidade única à escola. Por isso, desenvolvemos um programa em torno da circulação, ventilação e salas de aula, além das fachadas."

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 3 de 26
© Ravi Kanade

Tendo em mente a localização da escola, na área de Newtown, em Kolkata, e seus arredores simples, esta escola precisava gerar um impacto visual positivo e estabelecer uma identidade distinta. O terreno fica em uma grade radial e é curvado ao longo das bordas mais longas. A entrada da escola fica ao longo da curva interior, e os blocos foram colocados em um pequeno ângulo, um de frente para o outro. Eles são separados por uma área de lazer. A escola também possui uma piscina. Num terreno de 8 mil metros quadrados, a escola possui aproximadamente 15 mil metros quadrados.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 21 de 26
Planta Baixa

O primeiro passo foi criar uma identidade para a escola. A nossa abordagem foi a de criar uma tela que envolve os edifícios e une-os visualmente. Além disso, buscamos unificar os pátios centrais aos edifícios, para se fundirem com a área de esportes e brincadeiras, criando uma conexão perfeita entre a escola do ensino fundamental com a escola do ensino médio. Devido a uma restrição no programa, neste contexto, não foi possível unificá-las no nível do solo. No entanto, a tela foi criada com um caráter forte para que a sua presença contínua entre os edifícios viesse a ser um elemento unificador.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 11 de 26
© Ravi Kanade

Representações gráficas de símbolos, letras e números fazem parte da tela. As crianças mais jovens se relacionam com objetos simples, como letras do alfabeto, e à medida que crescem, começam a olhar para outros símbolos, como os símbolos matemáticos. Assim, formas e símbolos familiares foram usados para criar uma tela de estêncil em torno da massa do edifício existente. A fachada não só fornece sombra para as salas de aula, mas também dá à escola uma identidade distinta.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 9 de 26
© Ravi Kanade

São 488 painéis, feitos de fibra de plástico reforçado (FRP), medindo 3,2 x 3,2 metros que envolvem cada um dos dois edifícios. Treze painéis diferentes foram concebidos com uma combinação de pequenos e grandes símbolos do alfabeto, números e equações. Estes foram colocadas em várias orientações para conseguir um efeito aleatório sobre a fachada.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 7 de 26
© Ravi Kanade

Lajes estruturais foram projetadas para além da superfície do edifício, em seu perímetro, onde os painéis se encaixam em todas as superfícies. Isso também permitiu uma simples manutenção dos painéis na parte de trás, além de garantir uma melhor qualidade de luz para a escola.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 22 de 26
Corte

Um modelo de estudo em pequena escala foi criado no nosso escritório para entendermos a escola e tomarmos decisões sobre o tratamento dos painéis, das paredes e das janelas por trás da tela.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 12 de 26
© Ravi Kanade

Uma moldura de aço leve foi criada em forma de grade nas lajes projetadas, se alinhando com os painéis de FRP.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 20 de 26
© Ravi Kanade

As paredes cinzas e as janelas se destacam na tela branca de FRP. Começando com uma amostra do módulo e corrigindo detalhes para a fabricação, transporte, instalação completa, pintura e limpeza, o sistema de fachadas levou quatro meses para ser concluído no local. O efeito é exatamente o que se esperava, com a sua expressão dramática e identidade inconfundível.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 5 de 26
© Ravi Kanade

Quando estas duas estruturas foram resolvidas e elaboradas, havia um terceiro pequeno bloco de serviço ficaria ficar de fora. Este bloco recebeu as mesmas placas e as grades de aço, mas com aletas de alumínio verticais simples. O contraste foi eliminado e as paredes e janelas foram tratadas com o mesmo tom de cinza, juntamente com as persianas e as portas. Este bloco não é atraente nem ousado, mas uma massa sutil que ajuda na demarcação da zona pública e das áreas de apoio.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 19 de 26
© Ravi Kanade

Nós não quisemos quebrar a dinâmica dos alunos ao caminharem de uma área para a outra. Então fizemos com que os vários níveis se unificassem em um só espaço, através da conexão visual de movimento nas circulações que alinham os pátios.

Os pátios internos de ambos os blocos possuem projeções das lajes estruturais de tamanhos diferentes, crescente, como se elas se movessem para cima. Os cantos destas lajes são curvos, transformando o pátio quadrado rígido em uma forma livre, um espaço escultural. Estas lajes foram pintadas em várias cores e receberam plantas trepadeiras, trazendo vitalidade para a zona de interação de ambos os blocos.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 4 de 26
© Ravi Kanade

Infelizmente, devido às dificuldades de manutenção, tendo em conta o forte sol chuva de Kolkata, ambos os pátios foram eventualmente cobertos com chapas de policarbonato translúcido e plantas artificiais. No entanto, a luz natural difusa ainda permeia os pátios.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 18 de 26
© Ravi Kanade

Mantendo as cores de base neutras, usando principalmente branco e cinzas, as circulações receberam painéis de azulejos coloridos nas portas. As crianças assim associam as sala de aula não apenas com sinais, mas também as cores.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 14 de 26
© Ravi Kanade

Crianças e jovens respondem mais ativamente às cores brilhantes, padrões e texturas. Os interiores das salas de aula, laboratórios e instalações de artes foram projetados para serem vibrantes e interessantes, permitindo a "criatividade das crianças a serem exibidas". Papéis de parede impressos, painéis pintados, formas diferentes, padrões de revestimento lúdicos e mobiliário colorido foram utilizados em várias combinações para melhorar a experiência das crianças na escola.

A biblioteca foi projetada com um teto falso interessante, com malha cinza escura colocada em uma estrutura de grade. Os serviços acima do teto falso foram pintados de preto. Isso deu a ilusão de uma altura maior para a biblioteca.

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 10 de 26
© Ravi Kanade

A cantina da escola deve ser divertida. Os móveis e o piso foram mantidos simples, algumas das paredes receberam um papel de parede que se parece com grafitti e o teto possui um padrão de ondas criado com tubos de acrílico de diferentes comprimentos e cores. 

Escola Newtown / Abin Design Studio - Imagem 13 de 26
© Ravi Kanade

O paisagismo foi projetado para adicionar ao currículo de aprendizagem da escola. Muitas árvores, frutas e flores, um pequeno espelho d'água, um banho para pássaros, luzes alimentas por energia solar e eólica foram planejadas para auxiliar a aprendizagem e construir uma curiosidade sobre as paisagens, aromas e sons.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Kolkata, West Bengal, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Newtown / Abin Design Studio" [The Newtown School / Abin Design Studio] 21 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784144/escola-newtown-abin-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.