Casa Almada / Mariano Saravia

Casa Almada / Mariano Saravia - Mais Imagens+ 18

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Mariano Saravia; Mariano Saravia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  297
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Arquitetos Colaboradores: Fabio Caracciolo, Lucila Martinez Peria
  • Direção Técnica: Mariano Saravia
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia geradora da residência surge da vinculação dos ambientes através de um pátio interno, implantado como núcleo central, que confere ar e luz naturais através das circulações entre ambientes, tanto no sentido vertical, quanto horizontal.

Implantação

A presença desse pátio central gera, por sua vez, uma fluida comunicação entre interior e exterior e vice-versa, o que enriquece os espaços permitindo que os limites sejam muito mais permeáveis. Janelas de grande porte produzem uma transparência constante, a interface do interno com o externo.

© Gonzalo Viramonte

A ordem da planta é disposta em dois eixos perpendiculares, localizando no pátio interno o cruzamento entre eles. No sentido do eixo mais curto, localizam-se os acessos do exterior e a saída ao jardim, que se da através de uma extensa galeria. Dessa forma, ao ingressar na casa, impõe-se o dito pátio, que ergue-se em pé direito duplo acompanhando o desenvolvimento da escada através da qual acessa-se a área de estar e refeições, enquanto que em seu interior cresce uma árvore exótica. No pavimento mais alto, existem duas zonas diferenciadas, uma área para os filhos de um lado, e do outro, a suíte, acessada através de uma ponte que cruza o pé-direito duplo da sala de jantar de um lado e a altura dupla do pátio no outro.

Corte

Sobre o eixo localizado no sentido oposto, conectam-se todos os ambientes da casa, os quais foram dispostos sobre esse eixo com o objetivo de que se orientem as visuais ao jardim e ao campo de golfe. Em termos morfológicos, buscou-se trabalhar com formas e cores puras, buscando a justaposição dos volumes do térreo e cobertura de tal forma que esse último pareça, de alguma forma, estar suspenso, desvinculando-se da paisagem.

Utilizando a mesma linguagem, trabalhou-se o espaço externo, intercalando o verde e a vegetação com faixas de diversas texturas e materiais. Um aspecto importante da residência, é que ela possui um sistema de coleta de água pluvial para irrigação, buscando aproveitar os recursos não-renováveis. O fechamento externo é de alumínio com envidraçamento hermético duplo para diminuir as perdas térmicas, tanto no verão, quanto no inverno.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Almada / Mariano Saravia" [Casa Almada / Mariano Saravia] 19 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784112/casa-almada-mariano-saravia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.