O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Mariano Saravia
  6. 2015
  7. Casa Almada / Mariano Saravia

Casa Almada / Mariano Saravia

Casa Almada / Mariano Saravia
Casa Almada / Mariano Saravia, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 23

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A ideia geradora da residência surge da vinculação dos ambientes através de um pátio interno, implantado como núcleo central, que confere ar e luz naturais através das circulações entre ambientes, tanto no sentido vertical, quanto horizontal.

Implantação
Implantação

A presença desse pátio central gera, por sua vez, uma fluida comunicação entre interior e exterior e vice-versa, o que enriquece os espaços permitindo que os limites sejam muito mais permeáveis. Janelas de grande porte produzem uma transparência constante, a interface do interno com o externo.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

A ordem da planta é disposta em dois eixos perpendiculares, localizando no pátio interno o cruzamento entre eles. No sentido do eixo mais curto, localizam-se os acessos do exterior e a saída ao jardim, que se da através de uma extensa galeria. Dessa forma, ao ingressar na casa, impõe-se o dito pátio, que ergue-se em pé direito duplo acompanhando o desenvolvimento da escada através da qual acessa-se a área de estar e refeições, enquanto que em seu interior cresce uma árvore exótica. No pavimento mais alto, existem duas zonas diferenciadas, uma área para os filhos de um lado, e do outro, a suíte, acessada através de uma ponte que cruza o pé-direito duplo da sala de jantar de um lado e a altura dupla do pátio no outro.

Corte
Corte

Sobre o eixo localizado no sentido oposto, conectam-se todos os ambientes da casa, os quais foram dispostos sobre esse eixo com o objetivo de que se orientem as visuais ao jardim e ao campo de golfe. Em termos morfológicos, buscou-se trabalhar com formas e cores puras, buscando a justaposição dos volumes do térreo e cobertura de tal forma que esse último pareça, de alguma forma, estar suspenso, desvinculando-se da paisagem.

Utilizando a mesma linguagem, trabalhou-se o espaço externo, intercalando o verde e a vegetação com faixas de diversas texturas e materiais. Um aspecto importante da residência, é que ela possui um sistema de coleta de água pluvial para irrigação, buscando aproveitar os recursos não-renováveis. O fechamento externo é de alumínio com envidraçamento hermético duplo para diminuir as perdas térmicas, tanto no verão, quanto no inverno.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Cita: "Casa Almada / Mariano Saravia" [Casa Almada / Mariano Saravia] 19 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784112/casa-almada-mariano-saravia> ISSN 0719-8906