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World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava

World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava
World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava, © Hufton+Crow
© Hufton+Crow

© Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow © Hufton+Crow + 57

  • Cliente

    Port Authority of New York and New Jersey
  • Engenharia

    Santiago Calatrava LLC
  • Arquiteto e Engenheiro de registro

    Downtown Design Partnership
  • Materiais principais

    Metal, concreto, pedra e vidro
  • Mais informações Menos informações
© Hufton+Crow
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Descrição enviada pela equipe de projeto. O "Transportation Hub" (terminal de transportes) é concebido no nível da rua como uma estrutura isolada situada entre o eixo ao longo do sul da praça "Wedge of Light". Como foi descrito no plano diretor de Daniel Libeskind para o lugar, a praça é limitada pelas ruas Fulton ao norte, Greenwich ao oeste, Church ao leste,  e Tower 3 ao sul. Isto une a processão de espaços verdes urbanos que são estendidos ao longo da linha do "City Hall Park" ao pátio de St. Paul, para os jardins do Memorial WTC e Battery Park ao longo do rio Hudson.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

A estrutura elíptica em arco - o Oculus - tem aproximadamente 24,8 metros de gabarito, 88 metros de comprimento e 29 metros de largura no seu ponto mais largo. As costelas de aço estrutural que formam o Oculus se estendem para cima, como asas abertas, para formar um par de baldaquinos que se elevam a uma altura máxima de 42,6 metros.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
© Hufton+Crow
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O acesso ao Oculus é proporcionado por duas entradas localizadas em nós leste e oeste do eixo central do edifício. As entradas se abrem em aterrizagens de escadas simétricas com elevadores cilíndricos de vidro. A partir deste nível, os visitantes descem aproximadamente 5,5 metros ao nível de Confluência Superior onde o espaço elíptico interior abre suas máximas dimensões (aproximadamente 10 x 54 m), e onde os visitante tem acesso ao MTA1, a R e as linhas do metrô E, Tower 2, 3 e 4, assim como galerias comerciais.

© Hufton+Crow
© Hufton+Crow

Da Confluência Superior, os visitantes descem outros cinco metros por escadas mecânicas, elevadores e escada no nível da Confluência. Este nível é o principal de vendas ao público e oferece conexões pedonais ao centro de transportes de Fulton pelo leste, o PATH Hall e Brookfield Place ao oeste, além da rua Liberty ao sul. Do nível da Confluência - 40m sob o ápice dos 83 m com a claraboia operável do Oculus - os visitantes podem olhar para cima num espaço sem colunas. Ainda sugestivo de adornos de muitas tradições, a forma pode ser resumida, segundo Calatrava, pela imagem de um pássaro liberado das mãos de uma criança.

© Hufton+Crow
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A linha 1 do MTA divide o terreno sob a rua Greenwich. Ao oeste das linhas 1 e 2 sob o nível de Confluência, os visitantes chegam ao nível do Mezanino, o lugar é dominado pelos 6000 m² do PATH Hall. Os longos 73 metros das costelas de aço abobadadas atravessam 8 metros em cima do pavimento que recebe em cima os jardins comemorativos do WTC. Ao longo da margem norte do nível do mezanino, os 82,5 metros da rua Concourse conectam o projeto com Brookfield Place. As costelas saltadas ao longo da confluência são elevadas 7,6 m acima da cobertura e são uma extensão da estrutura do PATH. Os passageiros que se movem pelo PATH descendem quatro metros aos 139 metros de plataformas do PATH de baixo. As plataformas desfrutam da luz natural transmitida desde cima por aberturas generosas feitas nos pisos do Mezanino.

© Hufton+Crow
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A forma escultural do projeto é alcançada pela repetição modular das costelas estruturais de aço que unificam a complexa composição, e proporciona a dignidade e beleza aos níveis do subsolo do edifício e passagens pedonais. Entre as costelas, o vidro permite a entrada de luz natural, um símbolo poderoso de esperança e vitalidade, para inundar o lugar. Calatrava fala da luz como um elemento estrutural do projeto, dizendo que o edifício é apoiado por "colunas de luz". De noite, o Oculus iluminado serve como uma lanterna para o WTC reconstruído. No 11 de setembro de cada ano, assim como durante os dias frescos de primavera e de verão, a claraboia operável do Oculus se abre para trazer parte do céu nova iorquino ao edifício, evocador do Panteão em Roma.

© Hufton+Crow
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Oculus WTC Path Station from Chambers Street, New York, NY 10007, USA

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Santiago Calatrava
Escritório
Cita: "World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava" [World Trade Center Transportation Hub / Santiago Calatrava] 18 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/784030/world-trade-center-transportation-hub-santiago-calatrava> ISSN 0719-8906