Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Porta, Concreto, PilarResidências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 3 de 24Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, CorrimãoResidências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, Corrimão, JanelaResidências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Mais Imagens+ 19

Pato Branco, Brasil
  • Engenharia: Plana Engenharia Civil
  • Estrutura: Eng. Julio Barzotto
  • Construção: LT Empreendimentos
  • Colaboradores: Adriana Strapasson, Carolina Rietter
  • Cidade: Pato Branco
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, Corrimão, Janela
© Estudiograma

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este conjunto de residências está inserido na cidade de Pato Branco, interior do Paraná, em uma área urbana em expansão, onde predominantemente se repetem as mesmas tipologias de edificação.

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Fachada, Corrimão
© Estudiograma

A partir da observação do entorno abre-se o questionamento:  como ocupar o terreno de forma a promover uma transformação da paisagem urbana?

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 3 de 24
© Estudiograma

O terreno de esquina e em declive permite que o acesso de veículos seja definido por uma rua interna, situada na cota mais baixa do lote, liberando a fachada para a principal testada, garantindo a arquitetura uma relação direta com o pedestre e a cidade.

Corte

A disposição do conjunto se organiza em linha, com unidades paralelas umas as outras, divididas pela circulações verticais (escadas),  produzindo a sensação de que cada “casa” repousa de forma independente sobre o embasamento das garagens.

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Janela, Escada, Corrimão
© Estudiograma

O nível do estar é uma planta livre pra que os arranjos internos posso ser definidos por cada morador. Já o nível intimo dos quartos, posicionado no último pavimento está protegido por brises de madeira móvel que geram privacidade e controle da insolação leste-oeste.

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Imagem 6 de 24
© Estudiograma
Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Fachada
© Estudiograma

Por fim, a estrutura em concreto protendido permite plantas flexíveis, adaptáveis as necessidades de mercado, do empreendedor e das famílias que viveram ali.

Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos - Janela
© Estudiograma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residências em Série LT / Michel Macedo Arquitetos" 18 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783960/casas-em-pato-branco-michel-macedo-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.