O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Itália
  5. noa* network of architecture
  6. 2011
  7. Valentinerhof / noa*

Valentinerhof / noa*

  • 05:00 - 13 Março, 2016
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Valentinerhof / noa*
Valentinerhof / noa*, © Alex Filz
© Alex Filz

© Alex Filz © Alex Filz © Alex Filz © Alex Filz + 31

© Alex Filz
© Alex Filz

"O Teatro Silencioso Schlern"

noa * ( network of architecture ) amplia os negócios da família Valentinerhof conferindo-lhes, em harmonia com a natureza, sua nova identidade.

"Comunicar os valores da tradição local e a harmonia com a natureza foi decisivo para o conceito arquitetônico.”  Stefan Rier.

© Alex Filz
© Alex Filz

O hotel está localizado no povoado de Kastelruth ao lado do bem conhecido Seiser Alm à aprox. 1200 metros acima do nível do mar. O estabelecimento familiar foi reforçado e ampliado com uma nova área de estar e um novo lobby com bar e restaurante anexo. 14 suítes espaçosas foram adicionadas acrescentando 1100 metros quadrados na área total do hotel.

Planta baixa - térreo
Planta baixa - térreo

Arquitetura em harmonia com a natureza e tradição.

O objetivo do conceito arquitetônico foi sublinhar e reforçar a impressionante paisagem alpina circundante através da inserção de volumes cuidadosamente concebidos em harmonia com a paisagem natural. Ao fazê-lo, a intermediação com a tradição local e o acordo com a natureza onipresente sempre foi crucial para a abordagem conceitual. A nova extensão do hotel está dividida em dois volumes menores que formam uma arena orientada para o Vale do Sul e se abre para o maciço rochoso perto da montanha Schlern.

© Alex Filz
© Alex Filz

O contraste entre a largura da bacia de Bolzano e a presença imponente da montanha Schlern reflete-se em ambos fragmentos do edifício, a fim de criar um diálogo formal e funcional.

Planta baixa - primeiro pavimento
Planta baixa - primeiro pavimento

Ao mesmo tempo, a vista, o panorama e a silhueta da montanha continuam sendo o principal ponto focal. O hotel alcançou um atributo significativo para sua nova identidade através da criação da nova área de estar; o elemento da água torna-se parte integrada do conceito de arquitetura, design de interiores, assim de todos os produtos e móveis.

© Alex Filz
© Alex Filz

Entre as silhuetas suaves da paisagem montanhosa, a terra se torna um habitat principal que é suavemente indicada por elementos de madeira discretos que complementam a construção sólida anexando-se na fachada principal. O revestimento de pedra natural e molduras de madeira se reflete dentro dos elementos de vidro até chegar à piscina, lago e marinha.

© Alex Filz
© Alex Filz

A inspiração para a forma da fachada foi elaborada a partir de tradições de construção locais de Kastelruth como o "Heuhaufen", os Futterhaus, a fazenda adjacente (Paarhof) e as antigas cercas de madeira. As estruturas de madeira irregulares encostam com diferentes comprimentos na paisagem circundante e cercando-a.

Corte 1
Corte 1

Como consequência, os espaços que ficam entre o interno (terra) e externo (paisagem) são criados para tornarem-se parte da paisagem. O ritmo de fusão entre os dois espaços evoca o sentimento de segurança na sensação do visitante. Painéis de vidro e amplos terraços acentuam a interação do interior e exterior - do edifício e da paisagem.

© Alex Filz
© Alex Filz

Outro elemento fascinante do design exterior e interior é o típico "Heutücher" - pano de linho de 50 anos que aquece e cria a separação sutil de terraços na sala. Além disso, a ligação de vários terraços é facilitada simplesmente removendo diversos panos.

© Alex Filz
© Alex Filz

Dormir aos cuidados da natureza.

As suítes são caracterizadas por plantas quase quadradas; os painéis de vidro permitem um máximo aproveitamento da luz natural que ilumina todas as partes posteriores dos quartos e os banheiros. A cama está voltada para o vale e todos os hóspedes podem desfrutar das excelentes vistas assim que acordarem. O convidado sente como se estivesse dormindo ao ar livre por causa da posição da cama na fronteira do espaço exterior e interior. A área do salão de cada quarto contém um grande futon e é completada pelo pano de linho tradicional; elo é feita de tecido de até 90 anos de idade tecido num tear de 1901.

© Alex Filz
© Alex Filz

Mergulhar no elemento água.

A área de bem-estar é composta por uma área de piscina principal e uma área de sauna. A piscina é composta por um elemento interior que forma a área de entrada e está conectada à piscina exterior de aprox. 70 metros quadrados. Espreguiçadeiras convidam a relaxar e desfrutar do panorama maravilhoso. A piscina é enquadrado pelo trabalho em madeira na fachada e se estende por toda a ala oeste do prédio. A água espirra sobre 15 metros de borda infinita, até o terraço generoso.

© Alex Filz
© Alex Filz

A sauna finlandesa, uma sauna de ervas, banho de vapor e diversas salas de relaxamento e de sono completam a parte oriental do edifício. A sauna finlandesa possui uma grande janela panorâmica de 270 graus. A sauna de ervas está localizada a 1,5 metros abaixo do resto da área de bem-estar, no mesmo nível do lago natural. Entrando, nesta sauna menor o hóspede recebe a sensação de uma vista panorâmica espelhada que repete-se dentro da superfície do lago.

Corte 2
Corte 2

Todo o espaço fica bem no meio da área do lago e as superfícies de vidro transportam os reflexos da água para o interior. Também no interior do banho de vapor, que é a única sala sem aberturas para o exterior, o elemento água é onipresente. Ela escorre por uma parede oblíqua e varre a luz, que sai de cubos de pedra, ao longo da parede. O som da cascata é calmante, cativante e encantador.

© Alex Filz
© Alex Filz

O conjunto integral.

Mobiliário, iluminação, design de interiores, arquitetura e paisagismo - cada elemento foi concebido e desenhado por noa * com a ideia de uma filosofia de design holístico, produzido com máximo de paixão, atenção aos detalhes, tradição e artesanato local. Entretanto, o maior desafio foi a produção de um objeto de iluminação que reflete a alma humana. Ele foi desenvolvido em colaboração com vidreiro romano e um designer alemão.

© Alex Filz
© Alex Filz

Os vidros foram preenchidos com água e oscilam para baixo do teto da escada, que é a conexão entre o novo e o antigo edifício - os quartos e a área de estar. As diferentes formas dos elementos de vidro surgem de pedras naturais que foram encontradas nas áreas circundantes e foram usadas como formas negativas. A leveza do edifício contrasta com as enormes falésias da paisagem e equilibra o prazer e calma interior. A arquitetura tem como objetivo destacar a silhueta da paisagem montanhosa e é suavemente integrada na paisagem alpina fascinante.

© Alex Filz
© Alex Filz

Materiais que contam histórias

noa * utilizou materiais exclusivamente tradicionais, tais como revestimento de pedra natural, madeira, vidro ou linho. O objetivo crucial foi a experimentação de processos de trabalho tradicionais na fabricação dos materiais. Cada espaço do hotel foi testado para alcançar composições intrigantes usando software 3D e 4D. A exposição tridimensional e a visualização foi essencial para a composição de superfícies e de materiais. Diferentes protótipos de madeira, azulejos, tecidos, tapetes e lâmpadas foram conectados a um conjunto holístico de cores e materiais.

© Alex Filz
© Alex Filz

As grandes aberturas dos quartos permitem o ganho ideal de energia solar. Os elementos da fachada de madeira servem de proteção solar ativa e passiva. Além disso, elementos que obscurecem foram usados para evitar o superaquecimento e formam um palco para o diálogo entre a natureza e construção.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Valentinerhof / noa*" [Valentinerhof / noa* network of architecture] 13 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783663/valentinerhof-noa-star> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.