Casa Centinela Matanzas / Cristián Irarrázaval Andrews

Casa Centinela Matanzas / Cristián Irarrázaval Andrews - Mais Imagens+ 13

Matanzas, Chile
© Josefina Irarrázaval A.

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é implantado num setor alto de Matanzas, Chile, com suaves declives e forte exposição aos ventos costeiros.

© Josefina Irarrázaval A.

A direção do vento predominante é a mesma que a melhor vista, direcionada para o mar, isto gera o problema de ficar exposta ao sol poente.

Planta Baixa
Fachada Sul

É projetada uma envoltória protegida do vento como uma vitrine, que não renuncia às vistas e não expõe os usuários ao vento.

© Josefina Irarrázaval A.

Cria-se uma fachada de vidro na frente e por trás dela, como filtros, está a sala de jantar e um lugar exterior protegido dos fortes ventos. Estas vitrines mediante suas aberturas vinculam os espaços sucessivos.

© Josefina Irarrázaval A.

Por outro lado, para ter as melhores vistas era necessário levantar a casa do terreno natural mediante pilotis, o que permite não alterar o escorrimento natural das águas.

© Josefina Irarrázaval A.

Programaticamente a casa tem no seu centro a sala de estar, espaço principal que adquire protagonismo com seu pé-direito duplo, com uma claraboia que fornece luz e ventilação desde o leste. Em seus extremos estão os dormitórios de maneira que tenham cada um sua privacidade.

© Josefina Irarrázaval A.

O material predominante da casa é a madeira de pinheiros impregnada, utilizada como suporte estrutural, telhado e forros, além de suas paredes e divisórias em painel SIP.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Centinela Matanzas / Cristián Irarrázaval Andrews" [Casa Centinela Matanzas / Cristián Irarrázaval Andrews] 10 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783556/casa-centinela-matanzas-cristian-irarrazaval-andrews> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.