O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Espanha
  5. Alexandre Marcos
  6. 2013
  7. Escola Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos

Escola Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos

Escola Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos
Escola Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos, © David Frutos
© David Frutos

© David Frutos © David Frutos © David Frutos © David Frutos + 30

© David Frutos
© David Frutos

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é uma escola primária e secundária no pequeno vilarejo de Callosa de Segura, na região periférica de Alicante. Foi concebido como uma conexão entre dois mundos diferentes: aquele das crianças, onde habita a inocência, o jogo, a surpresa, a descoberta, a fascinação e os sentidos, e aquele dos adultos, onde governa a responsabilidade, o trabalho, a hierarquia, a utilidade, a economia e o racional.

© David Frutos
© David Frutos

Desde o início até a materialização procuramos atender a ambiguidade e a dualidade existente entre estes dois mundos, e as relações entre ambos, por um lado se presta atenção às sensações, ao jogo de escalas e ir descobrindo os espaços que abriga, e por outro lado uma setorização do espaço através de peças que se sucedem e se ordenam para um controle perfeito e funcionalidade a uma cota superior a um metro e meio.

Planta Baixa
Planta Baixa

Assim, o acesso à escola se produz através de um passeio que começa em um espaço exterior coberto que te recolhe da rua e te protege no interior, e como em um jogo, introduz as crianças ao interior do edifício, estabelecendo ao mesmo tempo uma clara diferenciação entre o espaço público e privado.

© David Frutos
© David Frutos

A envoltória da escola se transforma em uma superfície contínua que resolve as questões de orientação, iluminação e ventilação, das crianças às suas aulas e aos espaços externos cobertos que se convertem em uma nova extensão das mesmas. Uma grande cobertura que se descola, acolhe todas as peças e cria em sua parte superior uma decomposição de planos que facilita a iluminação e ventilação dos diferentes espaços funcionais da escola, constituindo um único elemento sob o qual se abrigam as salas de aula. Deste modo, as crianças vão passando por diferentes espaços interior-exterior com variações de altura, ativando as sensações visuais. No mundo de sombra e transparências, as divisões internas são elementos funcionais de separação que jogam com as escalas das crianças e delimitam os espaços. Os elementos cerâmicos ganham importância, com cores puras que chamam a atenção das crianças, além de recuperar algo quase artesanal pertencente à uma tradição propriamente mediterrânea que já está sendo introduzida na mente dos pequenos desde sua infância através de brincadeiras.

© David Frutos
© David Frutos

A envoltória do edifício é completada com um grande pátio comum à todas as salas de aula e que funciona como uma zona de jogos que dialoga com o resto do terreno.

© David Frutos
© David Frutos

O exterior das salas de aula aparecem associadas ao grande jardim que constitui o resto da parcela que se mostra como uma extensão destas, protegidas do sol e da chuva através de uma área coberta.

© David Frutos
© David Frutos

O edifício, portanto, é percebido a partir de seu entorno como uma grande cobertura flutuando sob o que se mostra um mundo de cor e texturas que convidam as crianças a entrar em um mundo diferente.

© David Frutos
© David Frutos

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Alexandre Marcos
Escritório
Ángel Luis Rocamora Ruiz
Escritório
Cita: "Escola Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos" [Escuela Infantil La Monsina / Ángel Luis Rocamora Ruiz + Alexandre Marcos] 09 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783286/escola-infantil-la-monsina-angel-luis-rocamora-ruiz-plus-alexandre-marcos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.