O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Comunitário
  4. Espanha
  5. Vázquez Consuegra
  6. 2015
  7. Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra

Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra

Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra
Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra, © Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

© Mariela Apollonio © Duccio Malagamba © Mariela Apollonio © Mariela Apollonio + 14

  • Arquiteto Técnico

    Marcos Vázquez Consuegra
  • Colaboradores

    Davide Olivieri (Coordenador), Alvaro Luna, Chiara Valeriani, Pedro Hébil, Kathia González, Caterina Rebelo, Martin Kurmann, Ignacio Gonzalez (Arquiteto Técnico)
  • Gestão de Obra

    Guillermo Vázquez Consuegra, Marcos Vázquez Consuegra y Urbinsa e Ignacio Belenguer
  • Estrutura

    Edartec Consultores
  • Instalações

    Insur JG
  • Promotor

    Ayuntamiento de Torrent e Generalitat Valenciana
  • Construtor

    Dragados S.A y Edificaciones Ferrando S.A
  • Custo

    11.168.835 €
  • Mais informações Menos informações
© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício foi construído no terreno onde havia um antigo mercado, um edifício de base trapezoidal, com fachadas que se abrem para a Praça de Colón, em cujo centro é possível ver a torre medieval islâmica, símbolo e imagem da cidade de Torrent.

Planta Baixa Térreo
Planta Baixa Térreo

O programa para o novo edifício contempla a construção do novo mercado, de uma área comercial de qualidade e de um supermercado além de uma grande sala cívica, um espaço público de celebrações para uso da comunidade.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

Este híbrido de usos e sobretudo a justaposição de espaços evoca o modelo tipológico dos grandes edifícios renascentistas italianos, que sobre o mercado constrói uma grande sala comunal, um espaço de grande capacidade com acesso a partir do exterior, destinado a uso público.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

O novo projeto planeja retroceder a atual linha de fachada à praça até alinhar com as construções adjacentes, para destacar e valorizar a presença da Torre, protagonista principal da praça. Ao mesmo tempo, propõe um edifício contemporâneo no interior de seu centro histórico, tratando de conseguir uma relação harmoniosa com edifícios existentes, uma relação de continuidade física e histórica na cidade.

Planta Primeiro Pavimento
Planta Primeiro Pavimento

A organização funcional e espacial do edifício é bastante simples: todos os elementos de comunicação vertical e serviços estão anexados à lateral do edifício, localizando o espaço principal paralelo à Rua Cervantes, uma rua de pedestres que conecta a praça, e que também é onde se dará o acesso ao mercado. Este espaço concentra escadas fixas e rolantes, que permitem chegar em todos os pavimentos do edifício.

© Mariela Apollonio
© Mariela Apollonio

Trata-se de um espaço fluido, vertical e contínuo, à serviço das diferentes funções que se desenvolvem em cada pavimento. Quando nem todos os espaços estão ativos, um sistema de portas de correr isolam este ambiente para fazer dele um espaço de proporções adequadas e mais representativo.

Corte D
Corte D

A grade sala multiuso pode ser dividida em dois espaços, e é somada à praça através de um amplo terraço coberto. A posição das escadarias foi pensada de maneira a proporcionar uma magnifica vista sobre a Torre e a praça quando se muda de nível.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

A iluminação natural é protagonista deste amplo espaço diáfano. Luz e estrutura se acomodam para resolver os requerimentos necessários desta Sala de Celebrações. Grandes aberturas ao norte formam parte da estrutura reticular de grandes vãos. 

Corte A
Corte A

O controle solar e das vistas através das fachadas de vidro são fundamentais no edifício devido às diversas funções que se desenvolvem em seu interior e devido a proximidades das edificações residenciais de seu entorno próximo.

© Duccio Malagamba
© Duccio Malagamba

O uso de elementos de proteção solar metálicos como elemento essencial das fachadas filtra as vistas e suaviza a insolação direta e encontra referência na tradição local. As grades e os parapeitos das casas desenham uma elegante e sutil caligrafia de prata; belos azulejos decoram as portas. Estes elementos e materiais estão presentes, interpretados na ótica contemporânea no novo edifício, permitindo assim uma integração harmoniosa e adequada com o entorno histórico da Praça Colón.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Vázquez Consuegra
Escritório
Cita: "Mercado e Sala Cívica em Torrent / Vázquez Consuegra" [Mercado y Sala Cívica en Torrent / Vázquez Consuegra] 10 Mar 2016. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783277/mercado-e-sala-civica-em-torrent-vazquez-consuegra> ISSN 0719-8906