Ca Peter & Lisa / David Estal

Ca Peter & Lisa / David Estal - Mais Imagens+ 17

  • Parceiro: Juan Pablo Perales
  • Construtora: Ensencon
  • Cidade: Valência
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num terreno entre os muros do bairro histórico de El Cabanyal, em uma das ruas norte-sul paralelas ao Mar Mediterrâneo. O projeto é uma reabilitação integral de uma casa-pátio de 1925. O terreno com duas frentes (leste - oeste) permite ventilação cruzada e proporciona acesso direto a partir da rua; os dois lados contam com características internas do tecido urbano marítimo. Sua planta retangular alongada (27,7 x 5,4 m) permite um pátio ensolarado faceado pela sombra de dois limoeiros. Há dois pátios, o espaço principal na frente e outra oposto, menor, localizado na parte posterior. O acesso se dá por meio de uma escada situada ao lado da parede intermediária, para um terraço inserido sobre um pequeno volume. A intervenção baseia-se no respeito do volume existente, com 150 m² de área total e 106 m² de superfície de construção.

Planta Baixa

Após a demolição, houve uma pesquisa sobre o desenvolvimento progressivo da casa em direção ao pátio. A elevação realizada nos anos 50 substituiu o telhado de duas águas pelos dois pavimentos atuais, apoiados por uma nova estrutura de concreto armado. Mais tarde, foram desenvolvido três unidades estruturais com pilares de tijolo maciço, e depois de tudo, o corpo lateral típico da cozinha que acabaria por ser fechada, completando as quatro unidades estruturais que permanecem hoje em dia, o que tornou o interior mais escuro. Devido a isso, o principal desafio do projeto foi a introdução de luz natural no espaço de construção, aumentando as condições habitáveis para os novos proprietários.

© Mariela Apollonio

Consequentemente, a ideia básica dessa reabilitação é cirúrgica, mostrando os traços construídos e sem o esforço de restauração. Consistiu em recuperar os elementos de El Cabanyal, promovendo a relação com a rua, a ventilação cruzada, a centralidade do pátio e a altura original (de 3 a 4 metros) por meio de materiais locais, que confirmam o calor dos acabamentos, simplicidade construtiva e texturas tradicionais com uma oferta contemporânea de um espaço mais diáfano do que a condição prévia da construção. E tudo isso, foi satisfatórios graças à cumplicidade entre o cliente, construtor, arquiteto e vizinhos em um bairro que, sem dúvida, merece essa reabilitação: para o que era, para o que é e para o que tantos cidadãos têm lutado.

© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Ca Peter & Lisa / David Estal" [Ca Peter & Lisa / David Estal] 09 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783268/ca-peter-and-lisa-david-estal> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.