Residência K / Tadashi Suga Architects Office

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 2 de 31Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 3 de 31Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 4 de 31Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 5 de 31Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Mais Imagens+ 26

Toyonaka, Japão
  • Arquitetos Responsáveis: Tadashi Suga, Atsuo Okishio
  • Equipe De Projeto: Tadashi Suga Architects Office
  • Construção: Hirota Kensetsu co.,ltd.
  • Cidade: Toyonaka
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 22 de 31
© Yoshiharu Matsumura

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote está localizado no topo de um pequeno planalto nos subúrbios da cidade. O cliente exige um 'ateliê', um pequeno espaço de trabalho que possa funcionar independentemente do espaço da residência. Ele aposentou-se jovem e queria em sua casa um lugar onde passar o tempo desfrutando dos seus hobbies.

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 6 de 31
© Yoshiharu Matsumura

Colocamos o primeiro pavimento ao lado da rodovia e logo colocamos o segundo pavimento no lado mais profundo do terreno. Trata-se de uma planta em forma de pátio, com esta forma consegue-se iluminar efetivamente o espaço exterior no centro do edifício além de beneficiar a ventilação.

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 15 de 31
© Yoshiharu Matsumura

A sensação opressiva e fechada ao exterior, que percebem os que passam pelo edifício, foi suavizada por uma parede de madeira estendida de cedro vermelho sobre o lado da rodovia. O tramo externo de circulação e a grade na escada exterior também foram feitos de madeira e continuam com a uniformidade da fachada. Tivemos que assegurar a área do jardim de jogos porque assumimos uma planta tipo pátio em um lote muito pequeno.

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 27 de 31
Planta baixa - primeiro pavimento

Como a área ficava pequena para somente um pátio, nós colocamos sobre pilotis o espaço e parte da cobertura de um nível com o jardim e atuamos para assegurar a diversão da crianças. Os pilotis conferem sombra ao pátio e protegem os menores da superexposição a luz do sol no verão, também se utiliza como lugar de descanso, possibilitando seu uso mesmo nos dias chuvosos. 

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 14 de 31
© Yoshiharu Matsumura
Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 31 de 31
Detalhe Corte 2
Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 17 de 31
© Yoshiharu Matsumura

O jardim do terraço rodeia o pátio. O nível de abertura é alto porque a passagem do segundo pavimento é consecutiva. As atividades realizadas em todos os pavimentos podem ser observadas desde as circulações de ambos níveis. No jardim, optou-se por grama artificial para facilitar a manutenção, e para que as crianças pudessem correr descalças todo o tempo.

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 2 de 31
© Yoshiharu Matsumura

Dado que as crianças possuem contato visual com a via enquanto brincam no terraço, o ambiente do jardim estende-se ao exterior. Como concebemos uma planta em torno do pátio, pensamos que ela pudesse ser percorrida também rodeando o jardim, não é uma rua sem saída e o corredor é infinito. É uma espécie de aventura para as crianças como lugar para o descobrimento e encontro, todo o edifício se concentra em um espaço ativo e como este se desenvolve.

Residência K / Tadashi Suga Architects Office - Imagem 21 de 31
© Yoshiharu Matsumura

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência K / Tadashi Suga Architects Office" [K’s Residence / Tadashi Suga Architects Office] 04 Mar 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/783149/residencia-k-tadashi-suga-architects-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.